Centro de atendimento a crianças e jovens vítimas de abuso é inaugurado em Rio Grande

Esta é a quarta unidade especializada do interior do estado

Sala com bichinhos de papel de parede, cadeiras coloridas e estante com livros e brinquedos
Estrutura adaptada para receber crianças e adolescentes - Foto: Hospital Universitário de Rio Grande

Foi inaugurado hoje (15), o Centro de Atendimento Infanto-juvenil Rio Grande, serviço multidisciplinar para atender casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual para crianças e adolescentes de zero a 18 anos. O CRAI é um serviço multidisciplinar, que integra vários órgãos de proteção e defesa da criança em um só local e vai funcionar 24 horas por dia no Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr. Serão atendidos periciados de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Pessoas sentadas em uma mesa
Diretora Angelita Rios (1a sentada à esq): ação possibilita proteção integral às crianças e adolescentes - Foto: Divulgação/IGP
A equipe é composta ainda por peritos médicos legistas, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, advogados e policiais civis, através de uma parceria entre o Hospital, Prefeitura e Secretaria da Saúde de Rio Grande (SMS), Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MPE) e Conselho Tutelar

O IGP é responsável pela realização das perícias físicas e psíquicas. Uma sala exclusiva para a realização da perícia vai garantir a preservação da cadeia de custódia das provas obtidas durante os exames periciais. A equipe é formada por quatro peritos médicos legistas e cinco técnicos de perícias. Os exames periciais serão realizados segundas à sextas-feiras às 10h. As perícias urgentes, como as de flagrante prisão do suspeito, serão realizadas nas dependências do Posto Médico-Legal do IGP, que fica junto ao Hospital. As perícias psíquicas podem confirmar a violência, mesmo quando não há marcas físicas. O protocolo utilizado segue padrões internacionais e serve como prova para as autoridades policiais e judiciárias, evitando que o menor precise ser ouvido novamente. A coordenadora do CRAI Rio Grande, Tânia Fonseca, destaca que serviço fará na vida das crianças e adolescentes vítimas de abusos sexual porque elas receberão atendimento médico, psicossocial, policial e pericial no mesmo lugar. “Todo o acolhimento será realizado em uma mesma estrutura, evitando a revitimização e que a criança ou adolescente reviva ou conte diversas vezes o ocorrido”, explicou.

Crai Santa Cruz do Sul
Craim municipal em Santa Cruz do Sul - Foto: Luiz Fernando Bertuol
Crais no interior- o primeiro Crai foi criado em Porto Alegre. Em 2018, o IGP iniciou o processo de descentralização, com a realização de perícias psíquicas em diversos municípios. Em maio de 2022, foi inaugurado o Crai Caxias do Sul, o primeiro no interior do estado. Em setembro foram inauguradas unidades em Pelotas e Santa Cruz do Sul (leia aqui). A diretora do Departamento Médico-Legal do IGP, Angelita Machado Rios, esteve na inauguração. "O novo serviço representa uma importante ação, que visa a proteção integral de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual", afirmou. A perita médica-legista Guaraciaba de Sousa representou o diretor do Departamento de Perícias do Interior, Paulo Barragan, na solenidade de inauguração.

As perícias só podem ser solicitadas pela autoridade policial, judiciária ou do Ministério Público. A denúncia de crimes contra crianças e adolescentes pode ser feita nos Conselhos Tutelares, nas Delegacia da Criança e do Adolescente, na Delegacias de Polícia mais próxima ou no Ministério Público do Estado.

O Crai fica no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr., na rua Visconde de Paranaguá, 102 - Acesso 2 (esquina da Rua Visconde de Paranaguá e Perimetral), centro de Rio Grande. O telefone para contato é (53) 3233-8823.