Atendimento a crianças vítimas de violência é ampliado no interior

Pelotas e Santa Cruz do Sul são os novos locais de perícias realizadas pelo IGP

Local com cadeiras coloridas, mesas e cadeiras pequenas e painel com bonecos
Atendimento multidisciplinar foi inaugurado em Santa Cruz do Sul - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP com edição Secom

00:00:00/00:00:00

Confira a transcrição da matéria

Narração Crédito: Narração: Tábata Kolling/Estagiária ASCOM

Download
As perícias em crianças e adolescentes com suspeita de abuso físico ou sexual passam a contar com centros especializados em mais dois municípios do interior: nesta semana, Pelotas e Santa Cruz do Sul inauguraram unidades do CRAI – Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil. No local peritos do IGP realizam as perícias físicas e psíquicas que comprovam os abusos.

Em Pelotas, o CRAI funcionará na Unidade de Pronto Atendimento Areal (Av Ferreira Viana, 2231) e em Santa Cruz do Sul, o CRAIM – Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil Municipal funcionará no Centro Materno Infantil (Cemai), na Travessa Vereador Walter Kern, 120. As inaugurações contaram com a presença de autoridades locais e das diretoras dos departamentos Médico-Legal, Angelita Ferreira Machado Rios e de Perícias do Interior, Marguet Mittmann e do diretor substituto do DPI, Maiquel dos  Santos.

O Crai é mantido pelo IGP em parceria com a Polícia Civil, Ministério Público e Secretarias de saúde. O objetivo é concentrar em um só local todos os serviços que envolvem a apuração e a confirmação do abuso, bem como o encaminhamento para abrigos ou locais que realizam o Aborto Legal em jovens vítimas de estupro. Além do exame de corpo de delito, os peritos do IGP aplicam um protocolo internacional de entrevista investigativa, que permite comprovar a violência mesmo quando esta não deixa marcas físicas – o que acontece em cerca de 95% dos casos. O laudo da perícia é fundamental para as autoridades solicitarem as medidas previstas em lei para esses casos e, assim, proteger a vítima. Psicólogos e assistentes sociais dos órgãos parceiros procuram identificar a possibilidade de mutilações ou suicídio em função dos abusos, o que é comunicado imediatamente aos serviços de saúde. Já a pediatria e a ginecologia verificam problemas físicos.

O primeiro Crai aberto pelo IGP funciona no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre. Em 2018, começou o processo de descentralização, para evitar o deslocamento das vítimas até a capital. Atualmente, 15 municípios do interior já possuem estruturas de atendimento, ou recebem a visita dos peritos periodicamente: Canoas, Bento Gonçalves, Camaquã, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Novo Hamburgo, Osório, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santa Maria, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul.

Para a diretora do Departamento Médico-Legal do IGP, Angelita Machado Rios, os dois novos centros representam um avanço nas políticas públicas que envolvem grupos em situação de vulnerabilidade. “Podemos prestar atendimento de forma integral a vítimas de violência doméstica e sexual de forma célere e humanizada, diminuindo a distância que essas pessoas percorrem ao realizar os trâmites necessários para a proteção”, afirma.