Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo RG

Confira algumas informações sobre o novo modelo de carteira de identidade

Aviso importante: atualização da Carteira de Identidade

Antes de agendar a emissão da sua nova carteira de identidade, saiba que não há urgência: RGs emitidos a partir de 2006 são válidos até 2032. Avalie a real necessidade de renovação agora, evitando filas e aguardando pela sua via gratuita mais próxima a 2032.
Aviso importante sobre o novo RG

O que é? 

O novo modelo de carteira de identidade utiliza o número do CPF como número do RG. 

Quem pode solicitar?

No Rio Grande do Sul, o novo modelo é emitido para todos os cidadãos, em primeira ou segunda vias.

Documentos necessários

É necessário apresentar o número do CPF. Se houver restrição ao CPF na Receita Federal, o usuário pode optar entre fazer a identidade no modelo antigo ou regularizar a situação e providenciar o documento em outra oportunidade.

Também é necessário apresentar a certidão (nascimento, casamento ou de casamento com a averbação do divórcio) correspondente ao estado civil atual.

Quanto custa?

O documento é gratuito.

Validade

Cinco anos para crianças de até 11 anos; dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Para quem tem mais de 60 anos a validade é indefinida.

O modelo atual de RG vale até 28 de fevereiro de 2032

Prazo de entrega

- Postos online: 30 dias úteis

- Postos offline: 40 dias úteis

Onde fazer?

Em todos os Postos de Identificação do RS. A forma de agendamento pode ser clicando-se aqui . 

Informações complementares

A versão digital fica disponível para quem tem cadastro na plataforma digital www.gov.br, do governo federal, após a retirada do modelo físico.

A nova carteira possui dispositivos de segurança, como a impressão em papel-moeda e um QR Code, que armazena as impressões digitais e informa se o documento foi furtado ou roubado.

Em caso de perda ou roubo, a 2a via poderá ser solicitada em qualquer estado, e a numeração será mantida. 

Assim como no modelo atual, para inserir o número de outros documentos (CNH, título de eleitor, identidade profissional), nome social, condições de saúde (diabetes, hemofilia ou doenças incapacitantes) ou símbolos de acessibilidade (deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista), basta apresentar os documentos ou laudos médicos comprobatórios.

IGP-RS