Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP promove mutirão de identidades na terça e na quarta em escola de Gravataí

Publicação:

Card informativo sobre mutirão de identidades em Gravataí
Alunos com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) estará promovendo, entre terça (01/7) e quarta-feira (02/7), um mutirão para confecção de carteiras de identidade para os alunos da EMEF Suely S. Soares, no município de Gravataí. Os interessados em encaminhar o documento podem buscar a equipe do IGP na escola no horário das 9h às 12h e das 13 até as 17h. Os alunos com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis.

Confira, abaixo, os documentos necessários para encaminhamento da carteira de identidade:

- Solteiros - Certidão de Nascimento original, legível, ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
- Casados/Viúvos - apresentar Certidão de Casamento original, legível, ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
- Separados Judicialmente ou Divorciados - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).
- Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada.
Filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
- Brasileiros casados no exterior: Certidão de casamento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
- Menores de 16 anos: Além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade. Quando acompanhados por guardião(ã), tutor(a), curador(a), estes deverão apresentar também o termo emitido pelo juizado que comprove a guarda, tutela ou curatela.

Importante: o documento apresentado deve ser original ou cópia autenticada por tabelionato, legível, em bom estado de conservação e não pode conter rasuras ou estar plastificado.

Atenção: o documento (Certidão de Nascimento, Casamento ou Certificado, etc.) deverá estar em boas condições, sem nenhuma espécie de rasura, mancha ou dano. O documento não pode ser manuscrito ou estar plastificado. Quando for cópia autenticada, esta precisa estar legível e sem rasuras.

Obs.: não é necessário trazer fotos.

Acréscimos opcionais:

Podem ser incluídos dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde desde que apresente o respectivo documento original.

O documento pode contar, também, informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Nestes casos é necessário apresentar Exames Laboratoriais e Atestados Médicos com CID e CRM.

IGP-RS