Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Perguntas Frequentes

Confira aqui as perguntas e respostas mais frequentes sobre o trabalho do IGP.

Preciso de um atestado de antecedentes criminais

Este serviço é prestado pela Policia Civil/RS através da página https://www.pc.rs.gov.br/emitir-certidao-de-antecedentes-policiais

Gostaria de solicitar uma perícia criminal

O IGP é um dos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS. A solicitação de perícias só pode ser feita pela autoridade judicial, militar, Poder Judiciário ou Ministério Público, quando presidentes de inquéritos ou processos, em matéria criminal de sua competência. Caso tenha alguma denúncia de crime, dirija-se à Delegacia mais próxima.

Como faço para acompanhar a perícia no meu veículo?  

A consulta pode ser realizada no link https://igp.rs.gov.br/consulta-a-situacao-de-pericias-em-veiculos. Este é o canal oficial do Instituto Geral de Perícias de consultas às perícias em veículos.

Gostaria de fazer estágio no IGP. Estou na Graduação

Para candidatar-se a futuras vagas de estágio no IGP/RS, o interessado deve acessar o Portal Ciee  e preencher o cadastro no site  https://www.cieers.org.br/estudante/precadastro É importante manter o cadastro atualizado junto ao site. Você também pode enviar seu currículo para estagiarios-dp@igp.rs.gov.br ou procurar o Departamento desejado, para disponibilizar o seu currículo e manifestar interesse em realizar seu estágio conosco. O endereço e os telefones dos nossos Departamentos estão disponíveis neste link. Não aceitamos estágio voluntário.

Gostaria de fazer um estágio no IGP. Estou na Pós Graduação

Atualmente, temos parcerias vigentes com as seguintes instituições de ensino, para a concessão de vagas de estágios curriculares para pós-graduação, nas dependências do IGP.

*Universidade de Caxias do Sul – UCS

*Universidade Federal do Rio Grande – FURG

*Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFSCPA

Quero ser Perito Criminal. Como faço? 

O Perito Criminal Oficial do Estado é um cargo Público cujo acesso se dá através de Concurso Público. A figura do Perito Criminal (também chamado de Perito Oficial) está prevista no artigo 159 do Código de Processo Penal (CPP), cuja redação está exposta abaixo:

“Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.”

Como se pode ver, o CPP não define qual a graduação necessária para ser Perito Criminal, apenas impõe que o Perito Oficial precisa ter curso superior. A graduação exigida será definida através dos Editais de Abertura dos Concursos Públicos, que são os documentos que ditam as regras do certame (datas, horários, conteúdo, cargos e formação exigida). Portanto, a formação exigida varia conforme o edital de cada concurso. Uma formação que possa não ter sido aceita no edital atual, posteriormente pode ser prevista. Sendo assim, não há como prever quais formações serão aceitas no próximo concurso.

Gostaria de trabalhar no IGP. Como faço?

O ingresso no IGP se dá apenas por concurso público. No momento, não há previsão de nova seleção.

Onde encontro curso para ser perito criminal no IGP?

O curso de formação para perito criminal, perito médico-legista e técnico em perícias é dado pelo IGP, depois da posse do candidato aprovado em concurso público.

Gostaria de ser motorista no IGP. Como faço?

Para trabalhar como motorista no IGP favor encaminhar currículo para LF Facilities LTDA. Telefone: (51) 3199-9925 .E-mail: lf.servicofacilities@gmail.com

Como saber se já posso retirar a minha Carteira de Identidade? 

Você pode acompanhar o andamento da confecção de sua carteira de identidade através do site do IGP/RS, no link: https://igp.rs.gov.br/consulta-a-situacao-da-carteira-de-identidade. Digite o número do protocolo que se encontra em cima do código de barras. Quando o status estiver "emitida", você já pode retirar sua carteira.

Outra pessoa retirar meu documento após a confecção?

Sim. Para isso, o solicitante do documento deve assinar uma autorização, no verso do protocolo que foi entregue no dia do encaminhamento.  Assim:

Eu, (fulano de tal) autorizo (beltrano) a retirar o  meu documento de identidade. 

Assinado: Fulano

A pessoa que vai retirar o documento deve apresentar a autorização e também o seu documento de identidade.

Porém, se o pedido foi feito através da 2a via on line (https://igp.rs.gov.br/2-via-on-line) apenas o solicitante pode fazer a retirada. 

Qual é o prazo de retirada da carteira de identidade?

O documento de identidade tem o prazo de 180 dias para ser retirado no Posto de Identificação onde foi feito o encaminhamento. Em situações adversas, este prazo poderá ser prorrogado.

Como conseguir a isenção da taxa de pagamento da 2a via da carteira de identidade?  

Nos termos da Lei Estadual nº 8.109/85, art. 3º, inciso, XVIII são isentas do pagamento da taxa de Confecção da 2º Via da Carteira de Identidade as pessoas que declararem estado de pobreza, na forma da Lei Federal n° 7.115, de 29 de agosto de 1983.

Assim, para conseguir a isenção da taxa de confecção da Carteira de Identidade, realize o agendamento normalmente. No momento do atendimento, solicite a declaração de pobreza. O IGP fará a verificação das informações prestadas e, se a isenção for concedida, não será necessário pagar o boleto. 

Posso incluir outros documentos na minha carteira de identidade ?  

Com o novo modelo de Carteira de Identidade, o cidadão pode requerer a inclusão de dados como número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional, do nome social, e o Cartão Nacional de Saúde, desde que apresente os respectivos documentos originais.

Para inclusão dos símbolos de acessibilidade (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência visual e transtorno do espectro autista) é necessário apresentar Laudo médico e fazer a solicitação no momento do atendimento.

Na Carteira poderá constar também informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde, que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Nestes casos é necessário apresentar exames laboratoriais e atestados médicos com CID e CRM. 

Fiz o agendamento pelo site para fazer a carteira de identidade e não vou poder comparecer. O que faço agora?

Acesse novamente https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade e clique em Cancelar Agendamento. Essa providência é importante para abrir o horário de agendamento para outras pessoas.

Perdi o prazo para pagamento do boleto da carteira de identidade. O que fazer?

Compareça a qualquer Posto de Identificação e peça para que seja gerado um novo boleto. 

IGP-RS