Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dúvidas Frequentes

Como saber se já posso retirar a minha Carteira de Identidade? 

Você pode acompanhar o andamento da confecção de sua carteira de identidade através do site do IGP/RS, no link: https://igp.rs.gov.br/consulta-a-situacao-da-carteira-de-identidade. Digite o número do protocolo que se encontra em cima do código de barras. Quando o status estiver "emitida", você já pode retirar sua carteira.

Outra pessoa pode retirar meu documento após a confecção?

Sim. O solicitante do documento deve assinar uma autorização, no verso do protocolo que foi entregue no dia do encaminhamento.  Assim:

Eu, (fulano de tal) autorizo (beltrano) a retirar o  meu documento de identidade. 

Assinado: Fulano

A pessoa que vai retirar o documento deve apresentar a autorização e também o seu documento de identidade.

Porém, se o pedido foi feito através da 2a via on line (https://igp.rs.gov.br/2-via-on-line) apenas o solicitante pode fazer a retirada. 

Qual é o prazo de retirada da carteira de identidade?

O documento de identidade tem o prazo de 180 dias para ser retirado no Posto de Identificação onde foi feito o encaminhamento. Em situações adversas, este prazo poderá ser prorrogado.

Como conseguir a isenção da taxa de pagamento da 2a via da carteira de identidade?  

Nos termos da Lei Estadual nº 8.109/85, art. 3º, inciso, XVIII são isentas do pagamento da taxa de Confecção da 2º Via da Carteira de Identidade as pessoas que declararem estado de pobreza, na forma da Lei Federal n° 7.115, de 29 de agosto de 1983.

Para conseguir a isenção da taxa de confecção da Carteira de Identidade, realize o agendamento normalmente. No momento do atendimento, solicite a declaração de pobreza. O IGP fará a verificação das informações prestadas e, se a isenção for concedida, não será necessário pagar o boleto. 

Posso incluir outros documentos na minha carteira de identidade ?  

Com o novo modelo de Carteira de Identidade, o cidadão pode requerer a inclusão de dados como número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional, do nome social, e o Cartão Nacional de Saúde, desde que apresente os respectivos documentos originais.

Na Carteira poderá constar também informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde, que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Nestes casos é necessário apresentar Exames Laboratoriais e Atestados Médicos com CID e CRM.

Fiz o agendamento pelo site para fazer a carteira de identidade e não vou poder comparecer. O que faço agora?

Acesse novamente https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade e clique em Cancelar Agendamento. Essa providência é importante para abrir o horário de agendamento para outras pessoas.

Perdi o prazo para pagamento do boleto da carteira de identidade. O que fazer?

Compareça a qualquer Posto de Identificação e peça para que seja gerado um novo boleto. Se possível, leve o Protocolo de atendimento.

Sou servidor da Segurança Pública e gostaria de fazer a minha identidade funcional. Como proceder?

O encaminhamento das carteiras funcionais deve ser feito pela Divisão de Recursos Humanos/ Divisão de Pessoal do órgão do servidor. 

Até quando vale meu documento de identidade?

Os documentos emitidos a partir de 2006 (modelo antigo) são válidos até 2032.

Já a nova identidade (novo modelo de RG) tem validade de dez anos.

A nova identidade é gratuita?

Sim, a primeira via do novo RG é gratuita.

IGP-RS