Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Instituto-Geral de Perícias

       O Instituto-Geral de Perícias é um dos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ao lado da Polícia Civil, Brigada Militar e Detran/RS. Compete ao IGP, além de outras atribuições, especialmente:

   I- as perícias médico-legais e criminalísticas;
  II- os serviços de identificação;
 III- o desenvolvimento de estudos e pesquisas em sua área de atuação.

      A existência do Instituto-Geral de Perícias (IGP) como órgão autônomo de segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul foi prevista no Art. 124 da Constituição Estadual promulgada em 1989,  então com o nome de Coordenadoria-Geral de Perícias.

      Em 1997, no dia 17 de julho, com a Emenda Constitucional 19, o IGP assumiu a atual nomenclatura, sendo então, considerada essa data a de aniversário deste órgão de segurança.

      São órgãos de execução do IGP, sob a coordenação da Supervisão Técnica: o Departamento de Criminalística (DC), o Departamento Médico-Legal (DML), o Departamento de Identificação (DI) e o Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL).

     Ao DC compete realizar  exames periciais, pesquisas e experiências no campo da Criminalística (informática, engenharia, reconstituições, balística, documentoscopia, impressões latentes, disparo, ambiental e fonética), levantamentos topofotográficos e papiloscópicos nos locais de crime e em sinistros envolvendo patrimônio público.

     Ao DML compete realizar exames periciais, clínicos e radiológicos, pesquisas e experiências no campo da Medicina Legal e da Odontologia Legal e nas necropsias pós-exumação, atuando na capital e em 36 postos médico-legais no interior do Estado.

     Ao DI compete processar a identificação civil, criminal, post-mortem e elaborar e expedir as carteiras de identidade, contando com 52 postos de Identificação em 49 cidades, interligados on line. Existem ainda cerca de 350 postos off line no interior.

     Ao DPL compete realizar exames periciais e laboratoriais, pesquisas e experiências no campo da Química Toxicológica (exames de drogas e venenos), da imunoematologia (exames de sangue) e da Genética Forense (exames de DNA) em Porto Alegre.

     Ao DPI compete administrar, formular, propor, desenvolver, coordenar e fiscalizar as atividades periciais e de identificação realizadas no interior do Estado  e normatizar os procedimentos administrativos no âmbito das Coordenadorias Regionais de Perícias e seus postos subordinados.

     As atividades-meio do IGP são desenvolvidas pelo Departamento Administrativo ao qual compete o gerenciamento do pessoal, das finanças, do material e do patrimônio. 

     A direção do IGP e seus principais Departamentos é constituída pelos seguintes servidores:

Diretora-Geral: Marguet Ines Hoffmann Mittmann

Diretor-Geral Adjunto: Maiquel Luís Santos

Supervisora Técnica: Fernanda Rafaela Jardim

Corregedora-Geral:  Tathiana Massimino Suarez

Diretor do Departamento Administrativo: Marco Antonio Aurélio Cúrcio

Diretora do Departamento de Criminalística: Bernardo Remuzzi Zandona

Diretora do Departamento de Identificação: Katia Rosane Reolon Bitencourt

Diretor do Departamento Médico-Legal: Paulo da Cruz Barragan

Diretora do Departamento de Perícias do Interior: Kelly Silva Dos Santos

Diretor do Departamento de Perícias Laboratoriais: Gustavo Lucena Kortmann

Locais

Conteúdos relacionados

IGP-RS