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Reabertura de postos amplia locais para encaminhar carteiras

Três novos locais em Porto Alegre e Viamão já estão funcionando

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Reabertura dos Tudo Fácil Zonas Sul e Norte aumenta capacidade de atendimento
Reabertura dos Tudo Fácil Zonas Sul e Norte aumenta capacidade de atendimento - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG
Por Ascom/IGP

A reabertura de três locais ampliou o atendimento para quem precisa de carteira de identidade em Porto Alegre e na região metropolitana. Com a retomada do funcionamento do Posto de Identificação de Viamão e das duas unidades do Tudo Fácil em Porto Alegre,  foram criados 260 novos horários de atendimento por dia, aumentando a capacidade em 65% . 

O Posto de Identificação de Viamão está agora em novo endereço: Av. Senador Salgado Filho, 2205 - Parada 36, atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O novo local fica junto a outros serviços disponibilizados pela Prefeitura do município. Por dia, o local tem capacidade para encaminhar 24 documentos. 

Já as Unidades do Tudo Fácil da Zona Sul (Av. Wenceslau Escobar 2666 - bairro Tristeza) e da Zona Norte (Av. Domingos Rubbo 51 - bairro Cristo Redentor) foram fechadas no início da pandemia de Covid-19, para evitar aglomerações. Assim como nos outros Postos, o agendamento para esses três locais deve ser feito no site do IGP e também no portal rs.gov.br. O atendimento é de 2a a 6a feira, das 8h às 14 horas.  

Desde o início da pandemia, o encaminhamento das carteiras de identidade estava concentrado no Departamento de Identificação do IGP (Av. Azenha, 255). As restrições trazidas pela Covid-19 obrigaram a várias adaptações na forma de agendamento e de atendimento dos cidadãos. “Mesmo com as dificuldades, permanecemos abertos durante toda a pandemia” afirma a diretora do Departamento de Identificação, Katia Bittencourt. O Posto da Azenha agenda diariamente cerca de 400 pessoas.  

Outra novidade no atendimento é o disparo automático de mensagens SMS, dois dias antes de cada agendamento. O objetivo é lembrar o usuário sobre a data marcada, para evitar as ausências que tanto prejudicam o atendimento (confira aqui como as ausências prejudicam o serviço). 

Contato temporário atende casos muito urgentes para carteira de identidade
Contato temporário atende casos muito urgentes para carteira de identidade - Foto: Arte Cíntia Rushel/SSP
Telefone temporário- o incêndio na sede da Secretaria de Segurança Pública, no dia 14, atingiu a recém implantada central telefônica do IGP. Por isso, apenas o telefone (51) 3223-6122 está atendendo casos urgentes relacionados à carteira de identidade. A orientação, no entanto, segue sendo para que o usuário busque o atendimento através do site, e que os casos não urgentes devem esperar a pandemia passar. O telefone (51) 3288-5150 está temporariamente fora do ar.

Retirada dos documentos- quem encaminhou a carteira de identidade no Posto da Azenha deverá retirá-lo neste mesmo local. Já os documentos que foram encaminhados no Tudo Fácil da Zona Sul ou da Zona Norte - portanto, antes do início da pandemia - poderão retirá-los nestas centrais. 

IGP-RS