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Ausências impedem mais atendimentos para carteira de identidade

Na capital, índice de faltas ao horário marcado é de 30%

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A cada dez marcações, três pessoas não comparecem
A cada dez marcações, três pessoas não comparecem - Foto: Arte Cíntia Rushel/SSP
Por Ascom/IGP

O alto índice de ausências de pessoas que agendam o encaminhamento das carteiras de identidade em Porto Alegre tem aumentado o tempo de espera para quem realmente precisa do documento.

Um levantamento feito pelo Departamento de Identificação do IGP mostra que, de 30 de abril a 7 de maio, 28% dos usuários não compareceram ao Posto de Identificação da Avenida Azenha. Dos 1800 atendimentos marcados, 504 reservaram o horário e não compareceram. As abstenções são mais altas nas 2as feiras pela manhã e nas 6as feiras à tarde. “O Posto de Identificação da Azenha é o único local para encaminhar carteira de identidade em Porto Alegre. Estamos trabalhando com capacidade máxima e mesmo assim faltam vagas. As ausências dificultam ainda mais o atendimento. Esses horários poderiam ser usados por quem realmente precisa”, afirma a diretora do Departamento de Identificação, Katia Bittencourt.

A diretora apela para que os cidadãos compareçam no horário marcado, e, caso realmente não possam, cancelem o agendamento no site do IGP. O sistema automático libera a vaga imediatamente. A marcação é feita com no máximo dez dias de antecedência, justamente para privilegiar os casos urgentes.

O sistema de agendamentos para carteira de identidade tem sido adaptado aos protocolos do modelo de distanciamento controlado, previsto em decreto do governo do Estado. A cor da bandeira determina a quantidade de estações de trabalho que podem ser acionadas e o tempo entre os atendimentos. Desde a adoção da bandeira vermelha, os agendamentos voltaram a ser feitos pelo site (www.igp.rs.gov.br) e pelo telefone 51 3288-5150 ramais 3200, 3207 e 3230.

IGP-RS