Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Posto de Identificação de Caxias do Sul atende em shopping

Volume de documentos encaminhados deve aumentar 50%

Publicação:

Pessoas sentadas com logotipo Tudo Fácil ao fundo
Atendimento ao público acontece de 2a a 6a feira das 10 às 20h e sábados das 10 às 14h - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP

00:00:00/00:00:00

Confira a narração da matéria em áudio

Narração do texto Crédito: Narração: Tábata Kolling/Estagiária Ascom

Download

Atualização em 13/01/2022: O Posto de Identificação de Caxias do Sul agora atende por agendamento no site, de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para agendar, acesse o link https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade-5ee93e9e2e0ef

O atendimento aos moradores de Caxias do Sul que precisam de carteira de identidade ganha em quantidade e qualidade a partir desta 2a feira, 5. Foi aberta ao público a nova Central Tudo Fácil do município, que contará com um Posto de Identificação do IGP. A nova sede fica no Bourbon Shopping San Pellegrino (Avenida Rio Branco, 425, bairro São Pelegrino). O atendimento será de 2a a 6a feira, das 10 às 20h, e sábados, das 10 às 14 horas, com agendamento pelo site do IGP, pela central de serviços www.rs.gov.br e também por ordem de chegada.

A expectativa é ampliar a quantidade de carteiras de identidade encaminhadas diariamente, de cerca de 150 para 250. Com a abertura também aos sábados, o volume semanal de documentos encaminhados deve passar de 750 para 1350, ou 50% a mais.

O documento necessário para o atendimento é a certidão, atualizada conforme o estado civil (de nascimento, casamento ou de casamento com averbação do divórcio). O documento não pode conter rasuras, manchas nem estar plastificado. Não é necessário levar foto. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banrisul. A 1ª via é gratuita e a 2ª custa R$ 81,86. Maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (desde que apresentem o Boletim de Ocorrência) ficam isentos do pagamento. É possível incluir o número de documentos como CPF, Carteira Nacional de Habilitação e Título de Eleitor, apresentando o original. Para inclusão dos símbolos de acessibilidade (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência visual e transtorno do espectro autista) é necessário apresentar Laudo médico no momento do atendimento.

Centrais Tudo Fácil - além de Caxias do Sul, já estão em funcionamento os postos nas Centrais Tudo Fácil de Lajeado e Rio Grande. A implantação dos Postos de Identificação do IGP nas sedes do TF atende a um projeto de governo do estado, implantado pela Secretaria Planejamento Governança e Gestão (SPGG) de concentrar, em um único local físico, os serviços públicos mais demandados pelo cidadão, proporcionando agilidade e conforto aos gaúchos. A parceria com a iniciativa privada prevê a instalação em shopping centers, por oferecerem benefícios como acessibilidade, facilidade de estacionamento e ar-condicionado.

NOVO RG – assim como em todos os outros Postos do IGP, o novo documento de identidade, que utiliza o CPF como número do RG, está disponível apenas para quem pretende encaminhar a 1a via no Rio Grande do Sul. 

IGP-RS