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Mutirão de carteiras de identidade em Uruguaiana inicia na próxima semana

Devem ser encaminhados pelo menos trezentos documentos no município

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Imagem da Biblioteca Pública
Mutirão vai acontecer na Biblioteca Pública, na área central da cidade - Foto: Prefeitura de Uruguaiana
Por Ascom/IGP
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Confira a transcrição da matéria em áudio

Audio transcreve o texto da reportagem Crédito: Angélica Coronel/ narração

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O Instituto-Geral de Perícias realiza, na próxima semana, um mutirão para encaminhamento de carteiras de identidade no município de Uruguaiana. A força-tarefa acontece de 16 a 20 de maio, das 9h às 16h, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua Santana, esquina 15 de Novembro, em frente à praça Barão do Rio Branco.

Inicialmente, serão distribuídas 60 fichas para atendimento por dia, por ordem de chegada. O documento é gratuito para 1a via, maiores de 65 anos, beneficiários de programas do governo e vítimas de roubo, desde que apresentem Boletim de Ocorrência feito há menos de três meses. A 2a via custa R$ 81,84 (oitenta e um reais e oitenta e quatro centavos). A avaliação da condição econômica dos demais casos para a concessão da gratuidade será feita no momento do atendimento.

Para ser atendido o cidadão deve comparecer com a certidão (de nascimento ou casamento) correspondente ao estado civil atual. O documento não pode ser manuscrito, conter manchas, rasuras, estar plastificado ou amassado. Para incluir na carteira de identidade o número do CPF, da Carteira Nacional de Habilitação, do Título de Eleitor ou do Fator RH, por exemplo, é necessário apresentar o documento original e solicitar a inclusão. Também é possível adicionar símbolos de acessibilidade (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência visual e transtorno do espectro autista), apresentando o Laudo médico no momento do atendimento.

Retirada - os documentos encaminhados durante o mutirão poderão ser retirados depois de dez dias úteis, das 8h às 14h, no Posto de Identificação de Uruguaiana, localizado na Avenida Presidente Vargas, 3905. Durante a semana de realização do mutirão, os atendimentos que já estavam agendados para o Posto serão feitos normalmente.

Cinco servidores do Departamento de Perícias do Interior estarão no município. O objetivo, conforme a Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser, é reduzir a demanda por atendimento, que tem crescido em razão da reabertura das fronteiras. “Sabemos que Uruguaiana apresenta uma demanda muito grande pelo documento, por isso organizamos o mutirão. Estamos sempre atentos às necessidades de cada município e procuramos fazer com que o IGP seja parceiro de todos”, afirma. Entre fevereiro e março deste ano, o horário de atendimento do Posto foi estendido.

Mais informações podem ser obtidas no site do IGP,  neste link

Texto: Angélica Coronel/IGP

IGP-RS