IGP suspende encaminhamento de carteiras de identidade por ordem de chegada em todo o Estado
Somente casos com necessidade comprovada serão atendidos por agendamento
Publicação:
ATUALIZAÇÃO: Confira, neste link, os telefones e formas de agendamento dos postos:
Em Porto Alegre, o agendamento é feito pelo telefone 3223-6122. O agendamento também pode ser realizado por WhatsApp pelo número (51) 9841-78646, apenas por mensagem. A retirada pode ser feita entre 8h30 e 17h30, de 2a a 6a, na Av. Azenha 255. Não é necessário agendar a retirada.
A partir de 18 de março, os Postos de Identificação do IGP em Porto Alegre e no interior só atenderão casos de necessidade extrema. E, ainda assim, será preciso fazer o agendamento do serviço. Não haverá mais atendimento por ordem de chegada. As medidas visam o cumprimento do Decreto do Governo do Estado, que estabelece rotinas para evitar a aglomeração de pessoas, em função da pandemia de Covid-19.
Estão suspensos os agendamentos previstos a partir de hoje (17) em todo o Estado e a partir do dia 19/03 na capital, bem como a emissão da carteira de identidade na modalidade expressa.
Situações consideradas urgentes:
• retirar receitas em farmácias;
• internações e cirurgias de emergência;
• vítimas de roubos e furtos, desde que outros documentos também tenham sido roubados;
• viagens de avião agendadas com urgência.
O cidadão deve ligar para o posto mais próximo. Caso a necessidade seja comprovada – por meio de documentos, como ocorrência policial, passagem aérea, reserva de hotel, etc – será agendado um horário para o atendimento presencial.
Os Postos do interior, que funcionam por meio de convênio com as Prefeituras, seguirão as determinações de cada município.
Outras medidas- outros Departamentos do IGP também estão tomando medidas preventivas para evitar o contágio com o vírus. O Departamento Médico-Legal, em Porto Alegre, solicita que os familiares que aguardam a liberação de corpos evitem aglomerações na sala de espera. O ideal é retornar para casa e só retornar quando o corpo for liberado. O mesmo vale para os Postos médico-legais no interior do Estado.
Os servidores das áreas administrativas revezarão dias de trabalho presencial e em casa. O plantão de atendimento às perícias de local de crime, do Departamento de Criminalística, em Porto Alegre, terá uma sistemática diferente para evitar que muitas equipes permaneçam na mesma sala.