Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP suspende encaminhamento de carteiras de identidade por ordem de chegada em todo o Estado

Somente casos com necessidade comprovada serão atendidos por agendamento

Publicação:

Atendimento por ordem de chegada está suspenso
Atendimento por ordem de chegada está suspenso - Foto: Ascom/IGP
Por Ascom/IGP

ATUALIZAÇÃO: Confira,  neste link, os telefones e formas de agendamento dos postos: 

Tabela de Atendimento

Em Porto Alegre, o agendamento é feito pelo telefone 3223-6122. O agendamento também pode ser realizado por WhatsApp pelo número (51) 9841-78646, apenas por mensagem. A retirada pode ser feita entre 8h30 e 17h30, de 2a a 6a, na Av. Azenha 255. Não é necessário agendar a retirada.

A partir de 18 de março, os Postos de Identificação do IGP em Porto Alegre e no interior só atenderão casos de necessidade extrema. E, ainda assim, será preciso fazer o agendamento do serviço. Não haverá mais atendimento por ordem de chegada. As medidas visam o cumprimento do Decreto do Governo do Estado, que estabelece rotinas para evitar a aglomeração de pessoas, em função da pandemia de Covid-19.

Estão suspensos os agendamentos previstos a partir de hoje (17) em todo o Estado e a partir do dia 19/03 na capital, bem como a emissão da carteira de identidade na modalidade expressa.

Situações consideradas urgentes:

• retirar receitas em farmácias;
• internações e cirurgias de emergência;
• vítimas de roubos e furtos, desde que outros documentos também tenham sido roubados;
• viagens de avião agendadas com urgência.

O cidadão deve ligar para o posto mais próximo. Caso a necessidade seja comprovada – por meio de documentos, como ocorrência policial, passagem aérea, reserva de hotel, etc – será agendado um horário para o atendimento presencial. 

Os Postos do interior, que funcionam por meio de convênio com as Prefeituras, seguirão as determinações de cada município. 

 Outras medidas- outros Departamentos do IGP também estão tomando medidas preventivas para evitar o contágio com o vírus. O Departamento Médico-Legal, em Porto Alegre, solicita que os familiares que aguardam a liberação de corpos evitem aglomerações na sala de espera. O ideal é retornar para casa e só retornar quando o corpo for liberado. O mesmo vale para os Postos médico-legais no interior do Estado.

Cartaz na entrada do Departamento de Perícias Laboratoriais
Cartaz na entrada do Departamento de Perícias Laboratoriais - Foto: Divulgação/IGP
No Departamento de Perícias Laboratoriais, álcool gel 70% está sendo disponibilizado para servidores da Polícia Civil, que levam materiais para análise, e para os servidores. Estes também estão sendo orientados a higienizar teclados e mouses de uso comum.

Os servidores das áreas administrativas revezarão dias de trabalho presencial e em casa. O plantão de atendimento às perícias de local de crime, do Departamento de Criminalística, em Porto Alegre, terá uma sistemática diferente para evitar que muitas equipes permaneçam na mesma sala.

IGP-RS