Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Criada nova Coordenadoria Regional de Perícias

Mudança administrativa permitirá mais agilidade nos atendimentos

Publicação:

prédio azul e branco
Sede da nova Coordenadoria Regional de Perícias fica em Santa Cruz do Sul - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP

Foi autorizada pelo governo do Estado a nova divisão administrativa do IGP. O Decreto 56.534, publicado no Diário Oficial do Estado dia 31 de maio de 2022, reorganiza as Coordenadorias Regionais de Perícia e cria uma CRP na região de Santa Cruz do Sul.

Cada Coordenadoria Regional de Perícia é responsável pela administração dos Postos de Criminalística, Identificação e Médico-Legal de uma determinada região. Com a reestruturação, a 3ª CRP, cuja sede é Pelotas, passa a abarcar também o Posto Médico-Legal de Rio Grande.  

A 10ª Coordenadoria Regional de Perícias, com sede em Santa Cruz, fará os atendimentos de perícia criminal em uma área com 57 municípios. Também abrangerá os Postos de Identificação de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires e o Posto Médico-Legal de Lajeado, até então administrado pelo Departamento Médico-Legal de Porto Alegre.

A mudança era aguardada pelas lideranças locais (veja aqui). “É o reconhecimento do governo do estado ao trabalho que está vem sendo desenvolvido na região. Vai ajudar a centralizar a administração dos Postos antes conduzidos por diversas Coordenadorias”, afirma o perito criminal Maiquel Luís Santos, que será o Coordenador da CRP.  

Para a Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser, a nova Coordenadoria demonstra a integração do IGP com as demais áreas da Segurança Pública. "A criação compõe o projeto de áreas integradas de segurança pública, que estabelece a compatibilização das áreas territoriais de atuação nos municípios pelas instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública do Estado", afirma.

A 10a Coordenadoria fica na Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann, 1515, 5o andar, onde também estão localizados a Brigada Militar, Guarda Municipal, Delegacias da Polícia Civil, Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher. 

IGP-RS