Posto Médico-Legal de Lajeado passa por melhorias

Mudanças administrativas e reforma devem qualificar atendimento

Diretora Marguet Mittmann (centro) em reunião com autoridades de Lajeado: mudança vai ser boa para o município e para o IGP

O Posto Médico-Legal do IGP em Lajeado vai fazer parte da 11a Coordenaria Regional de Perícias, que terá sede em Santa Cruz do Sul. O anúncio foi feito nesta 4a feira (24) pela Diretora do Departamento de Perícias do Interior, Marguet Mittmann. Atualmente, o Posto está vinculado ao Departamento Médico-Legal, que tem sede em Porto Alegre. A mudança administrativa vai propiciar um tempo menor de deslocamento das vítimas, quando, por necessidade da escala, as perícias precisarem ser feitas em outro município.

Durante visita a Lajeado nesta 4a feira (24), Marguet anunciou o início de uma reforma no necrotério, onde são realizadas as perícias necroscópicas nas vítimas de morte violenta ou com suspeita de morte violenta. Na reunião com os vereadores Lorival Silveira (PP) e Rodrigo Conte (PSB) e o presidente da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Fabrício Schneider, foram acertadas parcerias para melhorar a estrutura atual do necrotério. “O mais importante são esses diálogos e as parcerias público-privadas que fazem o IGP crescer, como o apoio da Prefeitura e da Alsepro para reformar o PML e melhorar a estrutura que temos hoje”, afirmou.

Atualmente, o IGP utiliza a estrutura física que fica dentro do cemitério municipal e que é administrada pelo município. O local (Rua Coronel Pontes Filho 396, bairro Florestal) foi invadido três vezes no mês de outubro. Em uma das ocasiões foram levados os objetos necessários para os exames de necropsia, o que obrigou a interrupção das atividades em 15 de outubro. A previsão é de que os equipamentos sejam repostos até o final do mês, o que coincide com o fim das férias do perito médico-legista. Já foram colocadas grades em todas as aberturas do prédio.

Em reunião com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, ficou acertado que, a longo prazo, o município deve oferecer uma área para a construção de novas instalações. Os exames periciais em vivos (lesões corporais, verificações de embriaguez, entre outros) hoje são realizados na Rua João Batista de Mello, 509, onde também fica a parte administrativa do Posto. O prédio fica no centro da cidade, em uma área protegida e segura, junto à Delegacia Regional de Polícia.

11a CRP – o IGP é formado hoje por dez Coordenadorias Regionais. A criação de mais uma CRP tem por objetivo regionalizar o atendimento e a administração dos Postos da região. A 11a CRP terá sede em Santa Cruz do Sul, onde fica o Posto de Criminalística do IGP, que até então pertencia à 5a CRP. Os Postos de Identificação de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires também ficarão vinculados a esta nova Coordenadoria. A proposta de criação da 11a Coordenadoria Regional de Perícias estava sendo avaliada pelo IGP desde 2019. A minuta de reorganização administrativa foi entregue à Casa Civil do Estado no dia 17. A expectativa é de que o Decreto que autoriza a criação da 11a CRP seja publicado até o final do ano. “Vai ser positivo tanto pro IGP quanto pro município de Lajeado”, acredita a diretora. Marguet também garantiu o empenho do IGP para nomear mais técnicos em perícia e um perito médico-legista para o PML. Isso depende, porém, do chamamento dos aprovados no concurso de 2017 e do curso de formação profissional, que dura em média três meses.

Texto: Bruna Silva / estagiária

Edição: Angélica Coronel