Análise de imagens é o próximo passo da perícia em prédio da SSP

Fotos e vídeos coletados no local vão auxiliar trabalho dos peritos

Levantamento fotográfico fornece elementos para o Laudo pericial, que não tem data para ser concluído - Foto: Ascom/IGP

O trabalho pericial que pode apontar como aconteceu o incêndio que consumiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública na 4a feira, 17, entra uma nova etapa nesta semana: a análise das imagens obtidas e do depoimento das testemunhas, que foi acompanhado pelos peritos criminais.

Por enquanto, não há previsão de voltar ao prédio para mais levantamentos. Isso só deve acontecer depois que o Corpo de Bombeiros encerrar o trabalho de resgate dos dois bombeiros que estão desaparecidos. Será necessário ainda garantir que o local não ofereça riscos para a realização da perícia. Também não há previsão de quando o Laudo pericial ficará pronto.

Uma equipe de peritos criminais da Polícia Federal prestou apoio técnico aos peritos do IGP e recriarão, em conjunto, um modelo 3D da edificação. No sábado (17), eles realizaram uma visita em conjunto com o Departamento de Criminalística do IGP.

Drone auxilia peritos a visualizarem parte interna do prédio
O trabalho iniciou um dia após o incêndio. Peritos criminais e fotógrafos criminalísticos da Seção de Incêndio do Departamento de Criminalística realizaram inicialmente um levantamento fotográfico da situação externa do prédio, observando onde a estrutura está mais deteriorada. O trabalho prosseguiu no dia seguinte, quando foi usado um drone para registrar as áreas internas mais atingidas. As imagens devem ajudar a identificar as partes mais danificadas pelo fogo e compreender a dinâmica do incêndio e do desabamento. A planta do local também deve ser analisada.

Apenas a sede administrativa do IGP funcionava no prédio. Nesta semana os servidores devem reiniciar o trabalho presencial nas sedes dos Departamentos de Criminalística e de Identificação. As perícias e o atendimento ao público para encaminhamento de carteiras de identidade não sofreram prejuízo.