Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova unidade do Tudo Fácil é inaugurada na Zona Norte em Porto Alegre

Devem ser encaminhados 150 documentos de identidade por dia

Publicação:

Painel escrito Tudo Fácil, com totem, plantas e cadeiras para atendimento
Instalada em shopping da capital, nova unidade oferece encaminhamento de carteira de identidade entre os serviços - Foto: Nabor Goulart / Secom
Por Ascom/IGP com edição Secom

O encaminhamento das carteiras de identidade no Tudo Fácil Zona Norte de Porto Alegre está em novo local: o 3o andar do shopping Bourbon Wallig, na avenida Assis Brasil, 2611, bairro Cristo Redentor. O horário de funcionamento foi ampliado: de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h. A expectativa é de que mais de 150 pessoas façam o encaminhamento das carteiras de identidade por dia, nos seis guichês disponíveis para atendimento do IGP. O local atende treze bairros da capital e algumas cidades da região metropolitana, como Alvorada, Guaíba, Canoas, Cachoeirinha e Gravataí. 

Para ser atendido na nova sede é preciso fazer o agendamento prévio no site do IGP. Para fazer o documento de identidade é necessário apresentar certidão (de nascimento, casamento, ou casamento com averbação do divórcio), atualizada conforme o estado civil. Apenas documentos originais ou cópias autenticadas perfeitamente legíveis são aceitas. Para incluir informações como CPF, título de eleitor ou código internacional de doenças é necessário levar os documentos comprobatórios.

Taxas - a 1a via da carteira de identidade é gratuita, e a 2a via custa R$ 81,84. Maiores de 65 anos ou vítimas de roubo, desde que apresentem o Boletim de Ocorrência, são isentos. A solicitação de isenção, em razão de condições socioeconômicas, deve ser feita durante o atendimento. A modalidade expressa, que reduz o tempo de entrega do documento, custa  R$ 106,39.

IGP-RS