Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP realiza curso inédito para jornalistas

Palestras e demonstrações esclareceram o trabalho do IGP para representantes de veículos de comunicação

Publicação:

Perita com macacao junto a parede com manchas de sangue e pessoas observando
Perita Ana Carolina Albert demonstra como as manchas de sangue são analisadas em locais de crime - Foto: Ascom/IGP
Por Ascom/IGP

Os últimos dias foram de intensa presença de jornalistas no IGP. Mas não para cobrir alguma entrevista coletiva ou entrevistar algum perito: representantes de veículos de todo o estado participaram do  curso ‘’IGP para jornalistas’’ criado para  disseminar o trabalho da instituição e estabelecer uma relação mais próxima com a imprensa. 

O evento contou com onze palestras durante dois dias de curso e teve mais de 70 inscritos, de maneira presencial ou remota. O evento foi realizado pela Assessoria de Comunicação do IGP, com o apoio das Divisões de Ensino e Tecnologia da Informação e da Secretaria da Segurança Pública. "Sabemos como a rotina de uma redação exige que o jornalista conheça um pouco de tudo, mas com poucas oportunidades para se especializar. Com o curso, procuramos ampliar a visão dos repórteres e editores sobre o trabalho do IGP, que é extremamente complexo”, afirma a coordenadora da Assessoria de Comunicação Social do IGP, Angélica Coronel. “Além disso, também aprofundamos a prerrogativa que sempre tivemos na Ascom, de transparência no trato com a opinião pública”, finaliza.

FOLDER IGP PARA JORNALISTAS
Programação completa - Foto: Arte Georgia / estagiária
Programação - na sexta-feira, 25, os jornalistas assistiram palestras sobre alguns trabalhos feitos pela instituição, como assessoria de comunicação, atendimento ao local de crime e reprodução simulada dos fatos. No sábado, 26, os participantes acompanharam alguns tipos de perícias feitas na sede do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais (Crepec), como teste rápido de drogas, revelação de latentes e balística forense, num verdadeiro tour pelo novo prédio do IGP. A perita criminal Ana Carolina Albert demonstrou como as manchas de sangue auxiliam os peritos na perícia em locais de crime. “Esse tipo de iniciativa é muito importante para mostrar nosso trabalho”, afirmou.

Impressões- o curso foi elogiado pelos jornalistas presentes. O jornalista Felipe Faleiro, repórter do Correio do Povo, comentou sobre a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho da instituição. ‘’Aprofundar esse conhecimento da forma como está sendo feito aqui é algo muito louvável e que vai trazer uma melhoria para o nosso trabalho diário’’.  Já para Arthur Stoffel, da Rádio Guaíba, o curso trouxe mais noções sobre os procedimentos e prazos do IGP. ‘’A gente está tendo, principalmente, uma noção do tempo que leva, pois sempre queremos uma informação rápida, mas sabemos que não dá. E agora, com o curso, entendemos as etapas com mais clareza", ponderou. 

Texto: Hector Lima/estagiário

Edição: Angélica Coronel/ Ascom IGP

IGP-RS