IGP apresenta inovações e promove debates durante 2º Seminário Estadual de Perícia Criminal
Publicação:
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizou, nesta quarta-feira (4/11), o 2º Seminário Estadual de Perícia Criminal, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento reuniu autoridades, dirigentes de instituições de perícia oficial de outros estados e servidores para discutir o papel da perícia criminal na segurança pública, abordando os principais desafios, avanços e perspectivas para o futuro da atividade pericial no Rio Grande do Sul.
A mesa de abertura contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Coronel Mario Yukio Ikeda; do secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cesar Atilio Kurtz Rossato; da secretária-adjunta da Segurança Pública, Delegada Adriana Regina da Costa; do diretor-geral do IGP, Dr. Paulo da Cruz Barragan; e da diretora-geral adjunta, Dra. Rosane Pérez Baldasso.
O Secretário da Segurança Pública, Coronel Mario Yukio Ikeda, destacou a importância da integração entre as instituições.
"Agradeço o trabalho realizado pelos servidores do IGP, que, diariamente, contribuem para tornar o Rio Grande do Sul um Estado mais seguro. Os indicadores refletem o esforço coletivo, e momentos de troca de experiências e conhecimento são fundamentais para aprimorarmos nosso trabalho e prestarmos contas à sociedade”, destacou o secretário.
Entre os destaques da programação esteve a apresentação da Requisição Eletrônica de Perícias (REP), iniciativa que representa um avanço na modernização dos serviços da instituição. O sistema busca tornar mais ágil a solicitação de exames periciais, ampliar a eficiência dos procedimentos e fortalecer a integração e o compartilhamento de dados entre o IGP e as instituições requisitantes.
A apresentação foi conduzida pelo perito criminal Márcio Gil Faccin, com abertura realizada pela diretora técnica do IGP, perita criminal Fernanda Rafaela Jardim.
"Este seminário é um espaço de aprendizado e integração, que permite ampliar a discussão sobre a atuação da perícia criminal. A qualificação dos servidores e a modernização dos processos são fundamentais para avançarmos e oferecermos um atendimento cada vez melhor à sociedade", destacou o diretor-geral do IGP, Paulo da Cruz Barragan.
Na mesma perspectiva, a diretora-geral adjunta, Rosane Pérez Baldasso, ressaltou a importância de reconhecer os profissionais que fazem parte dessa trajetória.
"O IGP se moderniza sem perder sua essência, sustentado pela ciência, pela ética e pelo profissionalismo de seus servidores. São esses profissionais, muitas vezes longe dos holofotes, que constroem diariamente a história da instituição, fortalecem a perícia e reafirmam nosso compromisso com a sociedade", salientou.
O seminário também promoveu uma mesa-redonda com o tema "Polícia Científica: perspectivas e desafios", mediada pelo diretor-geral Paulo da Cruz Barragan. Participaram do debate o Chefe de Gabinete da Polícia Científica do Paraná, perito criminal Leandro Cerqueira Lima, e o representante da Direção da Polícia Científica de Santa Catarina, perito criminal Júlio Freiberger Fernandes. O encontro proporcionou uma troca de experiências entre as instituições, além da discussão sobre os caminhos trilhados pela perícia oficial dos estados vizinhos.
A programação foi marcada, ainda, pela entrega das Medalhas Edmond Locard a personalidades que prestaram relevantes serviços à causa pericial. Também receberam uma homenagem os servidores agraciados nesta quarta-feira com Portaria de Louvor publicada no Diário Oficial do Estado, em reconhecimento a contribuições extraordinárias à instituição.