Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP participa do desfile farroupilha

Publicação:

bandeirinha do IGP à frente de viaturas do IGP
Desfile reuniu exibiu as viaturas usadas pelo IGP - Foto: Tiago Baldasso/IGP
Por Ascom/IGP com edição Secom
00:00:00/00:00:00

Confira a transcrição da matéria

Narração Crédito: Narração: Hector Lima/Estagiário ASCOM

Download
00:00:00/00:00:00

Desfile 20 de Setembro

Em 2022, o IGP participou do tradicional Desfile de 20 de Setembro em Porto Alegre. Crédito: IGP RS

No 20 de setembro, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) participou do desfile em comemoração ao Dia do Gaúcho, data que recorda o início da Revolução Farroupilha, em Porto Alegre e no interior. Servidores e viaturas que realizam o trabalho pericial se apresentaram nas principais avenidas do Estado.

Em Porto Alegre, o desfile cívico-militar começou às 8h, com a revista das tropas pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, na orla do Guaíba. Ele estava acompanhado pela diretora-geral do IGP, perita criminal Heloisa Kuser. Além dos servidores que fizeram o percurso a pé, o IGP participou com 20 viaturas, que são usadas para a realização de perícias e o transporte de corpos – conhecido como rabecão. A faixa com os dizeres “IGP 25 anos – Ciência contra o crime” foi usada para lembrar a missão do IGP, de realizar perícias que auxiliem a sociedade na busca pela justiça. 

Depois de dois anos sem a realização de eventos maiores, em função da pandemia de covid-19, neste ano o desfile contou com 2,5 mil participantes, com um público de cerca de 6 mil pessoas. O desfile temático começou por volta de 10h30. A Chama Crioula foi levada por um condutor, acompanhado de 12 cavaleiros. Gerada em Canguçu, a chama percorreu as 30 regiões tradicionalistas do Estado até chegar à capital.

A programação contou com a presença de cerca de 50 autoridades. Além do governador, participaram a secretária da Cultura, Beatriz Araújo, a secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, que preside a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris; e o comandante Militar do Sul, general Fernando Soares.

IGP-RS