IGP atua na identificação de homem encontrado no mar em São Paulo

Análise do DNA dos familiares de surfista gaúcho foi realizada no Laboratório de Genética Forense

Análise do DNA de familiares no Laboratório de Genética Forense

O cadáver encontrado no dia 30 de julho em Iguape/SP é de Gustavo Quadros de Oliveira, de 18 anos, que desapareceu enquanto surfava no dia 06 de junho de 2019, em Imbé/RS.

A identificação foi possível graças ao trabalho conjunto do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Estado do Rio Grande do Sul e da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

A partir do encontro de cadáver no litoral paulista, cujas vestes coincidiam com as do surfista desaparecido no litoral gaúcho há 54 dias, a Polícia Civil encaminhou os pais da vítima para coleta de material genético no Posto Médico-Legal do IGP em Osório .

Análise do sangue dos familiares permitiu extração do DNA

A extração do DNA dos pais do desaparecido foi realizada pela Divisão de Genética Forense do Departamento de Perícias Laboratoriais do IGP em Porto Alegre. Já a extração de DNA do cadáver foi realizada pelo Núcleo de Antropologia do Centro de Exames, Análises e Pesquisas do Instituto Médico Legal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, a pedido da Polícia Civil gaúcha.

Após a comparação entre os perfis genéticos, concluiu-se que o cadáver é do surfista Gustavo Quadros de Oliveira. Os familiares da vítima foram comunicados pela autoridade policial para providenciaram a liberação e o traslado do cadáver ao Estado do Rio Grande do Sul.