Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP é destaque no InterForensics

A conferência aconteceu de 2 a 5 de novembro, em Foz do Iguaçu/PR

Publicação:

Administradora do  Banco de Perfis Genéticos, Cecília Matte (à esq) recebe a homenagem pelo IGP
Administradora do Banco de Perfis Genéticos, Cecília Matte (à esq) recebe a homenagem pelo IGP

Homenagens e muita troca de conhecimentos marcaram a participação do IGP no InterForensics, o maior evento de perícia criminal da América Latina. A conferência organizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF),  reuniu mais de mil pessoas, entre estudantes, peritos criminais, indústria e pessoal do meio jurídico. O encontro integra o calendário internacional de eventos do setor e aconteceu de 2 a 5 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O perito criminal do Departamento de Criminalística, Wilson Toresan Jr, foi um dos painelistas do evento. Ele apresentou a palestra “Fundamentos de Estatística Aplicados na Reconstrução de Acidentes de Trânsito”, que tratou sobre as variáveis que devem ser consideradas nos cálculos de velocidade dos veículos. Os ensinamentos também puderam ser visualizados na prática. Uma avenida de Foz do Iguaçu foi fechada para a simulação de acidentes, como colisões e atropelamentos e testes de frenagem.

00:00:00/00:00:00

Simulações de acidentes

Simulações de acidentes Crédito: IGP RS

Reconhecimento – o IGP foi homenageado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Divisão de Genética Forense, do Departamento de Perícias Laboratoriais, recebeu a medalha de prata pelo volume de amostras genéticas de condenados inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos. No período compreendido entre novembro de 2020 e outubro de 2021 foram inseridas 6.878 amostras.

Peritas da Seção Ambiental Renata Vieira e Giulia Lorenzini na apresentação dos trabalhos
Peritas da Seção Ambiental Renata Vieira (esq) e Giulia Lorenzini na apresentação dos trabalhos
A Seção de Perícias Ambientais do Departamento de Criminalística apresentou três trabalhos. A perita criminal Renata Vieira apresentou os pôsteres “Valoração ambiental: metodologia aplicada em casos de desmatamento no Rio Grande do Sul” e “Estudo de caso sobre prescrição de crimes ambientais de desmatamento e sua importância no contexto da perícia criminal ambiental”. Já a perita criminal Giulia Lorenzini participou com o trabalho “Confirmação da espécie florestal a partir da análise da anatomia de carvão vegetal utilizando microscopia eletrônica de varredura”. 

Conselho Nacional de Dirigentes de Perícia reuniu-se durante o InterForensics. Ao centro, a Diretora-Geral do IGP Heloisa Kuser
Conselho Nacional de Dirigentes de Perícia reuniu-se durante o InterForensics. Ao centro, a Diretora-Geral do IGP Heloisa Kuser

A Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser, também participou das reuniões do Conselho Nacional de Dirigentes de Perícia, evento realizado simultaneamente ao Interforensics 21. Foram tratadas questões da Perícia Nacional, como aquisições de equipamentos, padronizações, normativas, inclusive com a presença do Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim.

IGP-RS