Horários dos Postos mudam no dia 30

Decretos municipais alteram expediente para carteira de identidade

Modalidade expressa está suspensa. Prazo de entrega 15 dias úteis.
Atenção ao prazo para entrega das carteiras! - Foto: Cíntia Rushel/IGP
Por Ascom/ IGP

ATUALIZADA EM 30/12 - 10:43

Alguns Postos de Identificação do Instituto-Geral de Perícias terão horários alterados nesta 6a feira, dia 30, em razão de decretos municipais que mudam o expediente dos órgãos públicos. Os Postos de Palmeira das Missões e Viamão estarão fechados para encaminhamento das carteiras de identidade. Os de Venâncio Aires, Carazinho, Garibaldi e Santo Ângelo funcionarão das 7h às 13 h.

Os Postos de Identificação do IGP em Alegrete, Erechim, Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Soledade, Três Passos, Vacaria e Uruguaiana fecharão ao meio dia para encaminhamento de carteiras de identidade. Em Porto Alegre, os postos da Avenida Azenha e do Shopping João Pessoa funcionarão normalmente.

Entrega rápida suspensa – é preciso ter atenção ao prazo de entrega dos documentos confeccionados pelo IGP: 15 dias, para capital e interior. A modalidade expressa, que garantia a entrega do documento de identidade em menos tempo, não está mais disponível, em razão do tradicional aumento da demanda nas férias e do novo modelo de documento, que começou a ser emitido em junho e frequentemente exige ajustes. Não há previsão para o retorno da modalidade expressa.

A 1ª via é gratuita. A 2ª via custa R$ 81,84.  São isentos os maiores de 65 anos ou vítimas de roubo, desde que apresentem o Boletim de Ocorrência. Cada Posto possui uma forma de agendamento. Em alguns, o cidadão é atendido por ordem de chegada, mas em outros é necessário agendar no site. Para saber como funciona cada Posto, acesse este link. Os documentos necessários e demais informações podem ser obtidos neste link.