Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Treinamento prepara IGP para jogos da Copa América

Em três eventos teste, foram feitas análises de drogas e identificações civil e criminal

Publicação:

evento teste
Análise de Drogas no Evento Teste
Por Ascom/IGP

O barulho da torcida e os lances dentro de campo foram o pano de fundo para os servidores do IGP que participaram dos eventos-teste de preparação para a Copa América, na Arena do Grêmio. Se no gramado o Grêmio enfrentou batalhas para seguir adiante na Copa Libertadores e vencer o Gauchão, na sala ocupada por papiloscopistas e peritos a disputa foi contra o crime.

Em três jogos do tricolor – contra Rosário e Universidad Católica pela Copa Libertadores e contra o Inter, pelo Gauchão – um posto do IGP foi montado dentro da delegacia de Polícia Civil do estádio, junto ao portão 2. Ali foram realizados os testes de drogas e procedimentos de confirmação de identidade. Ao todo, nove testes preliminares identificaram drogas (maconha e cocaína, embora também fosse possível identificar ecstasy e LSD). Os resultados devem ser confirmados pelo Laboratório de Perícias Laboratoriais. Quatorze pessoas foram identificadas civil ou criminalmente, através do exame das impressões digitais.

O treinamento envolveu dez servidores do IGP, entre peritos e papiloscopistas. Eles estarão em campo novamente nos cinco jogos da Copa América que acontecerão em Porto Alegre, a partir de 14 de junho. Para a Coordenadora da Copa América pelo IGP, Marguet Mittmann, a preparação trouxe dois benefícios: "Além de integrar nossa equipe aos demais órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública, a efetividade do nosso trabalho agiliza o processo de combate ao crime" garante ela. 

O trabalho é semelhante ao realizado em várias edições do Planeta Atlântida. Um esquema parecido foi montado na Copa do Mundo de 2014, porém sem a identificação preliminar das drogas.

IGP-RS