Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Departamento de Perícias Laboratoriais

Departamento de Perícias Laboratoriais
Departamento de Perícias Laboratoriais

O Departamento de Laboratório de Perícias possui três Divisões:

Divisão de Genética Forense          

         A Divisão de Genética Forense é responsável por todas as perícias oficiais do Rio Grande do Sul, que envolvam comparações genéticas criminais e a confirmação da presença de sangue humano e/ou sêmen em vestígios de crimes diversos. Realiza rotineiramente análises comparativas (DNA nuclear autossômico, de cromossomo Y e de DNA mitocondrial) entre vestígios coletados em locais de crimes com amostras coletadas de vítimas, suspeitos e eventualmente familiares destes. Também realiza análises genéticas, com o objetivo de fazer a identificação humana de cadáveres, cuja identificação não foi possível por nenhum outro método, por exemplo, cadáveres em avançado estado de decomposição, carbonizados, ossadas, etc. A Divisão realiza ainda análises genéticas (através da análise do Citocromo B) de identificação de espécies, para casos envolvendo crimes ambientais e abigeato. Desde 2011, a Divisão de Genética Forense também administra e insere perfis genéticos no Banco de Dados de Perfis Genéticos Criminais (CODIS) do Estado. Atualmente, a Divisão trabalha para que as ossadas já analisadas e que continuam sem identificação sejam comparadas com familiares de pessoas desaparecidas na busca de possíveis vínculos genéticos.

Telefone: (51) 3233-6477

Divisão de Química Forense

          A Divisão de Química Forense é responsável pelas  análises de drogas, tais como cocaína, maconha, ecstasy, LSD e substâncias psicotrópicas, entre elas, barbitúricos, benzodiazepínicos e anfetaminas, em material bruto e diverso. Também realiza exames residuográficos de tiro em mãos, vestes e em anteparos diversos, a pesquisa de acelerantes brutos e em resíduos de incêndio, a análise e comparação de fibras e de tintas e a pesquisa de venenos em materiais brutos e biológicos. Além disso, efetua a pesquisa de explosivos brutos e em resíduos de explosão, de substâncias voláteis, bem como de substâncias desconhecidas em material bruto e diverso. Presta ainda informação técnica sobre diversos materiais.         

 Divisão de Toxicologia Forense

          A Divisão de Toxicologia Forense é responsável pela realização das análises em materiais biológicos e atende às demandas geradas pelo Departamento Médico-Legal e pelos Postos Médico-Legais da região metropolitana e do interior do estado. As perícias realizadas nessa divisão têm por objetivo auxiliar os peritos médico-legistas na elucidação da causa mortis e na determinação do consumo de substâncias psicotrópicas e exposição a venenos em casos forenses. Esta divisão realiza os seguintes tipos de perícias em matrizes biológicas diversas: Pesquisa e Dosagem de Álcool Etílico e Carboxiemoglobina e Pesquisa de Psicotrópicos e de Venenos.

Telefone: (51) 3288-2663

Diretor do Departamento de Perícias Laboratoriais: Perito Criminal Daniel Scolmeister

Endereço: Avenida Ipiranga, 1807

Telefones: 3288-2667/ 3288-2664

IGP-RS