Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Departamento de Perícias Laboratoriais

DPL
DPL

O Departamento de Laboratório de Perícias é dividido em três Divisões:

Divisão de Genética Forense          

         A Divisão de Genética Forense é responsável por todas as perícias oficiais do Rio Grande do Sul que envolvam comparações genéticas criminais e a confirmação da presença de sangue humano e/ou sêmen em vestígios de crimes diversos. Desta forma, realiza rotineiramente análises comparativas (DNA nuclear autossômico, de cromossomo Y e de DNA mitocondrial) entre vestígios coletados em locais de crimes com amostras coletadas de vítimas, suspeitos e eventualmente familiares destes. Da mesma forma, realiza análises genéticas com o objetivo de identificação humana de cadáveres cuja identificação não foi possível por nenhum outro método, por exemplo, cadáveres em avançado estado de decomposição, carbonizados, ossadas, etc. Também são realizadas análises genéticas (através da análise do Citocromo B) de identificação de espécies para casos envolvendo crimes ambientais e abigeato. Desde 2011, a Divisão de Genética Forense também administra e insere perfis genéticos no banco de dados de perfis genéticos criminal (CODIS) do Estado. Atualmente, a Divisão trabalha para que as ossadas já analisadas e que continuam sem identificação sejam comparadas com familiares de pessoas desaparecidas na busca de possíveis vínculos genéticos.

Divisão de Química Forense

          A Divisão de Química Forense é responsável pelas  análises de drogas tais como cocaína, maconha, ecstasy, LSD e substâncias psicotrópicas, entre elas, barbitúricos, benzodiazepínicos e anfetaminas, em material bruto e diverso. Realiza também exames resíduográficos de tiro em mãos, vestes e em anteparos diversos, a pesquisa de acelerantes brutos e em resíduos de incêndio, a análise e comparação de fibras e de tintas e a pesquisa de venenos em materais brutos e biológicos. Além disso, efetua a pesquisa de explosivos brutos e em resíduos de explosão, de substâncias voláteis, bem como de substâncias desconhecidas em material bruto e diverso. Presta também informação técnica sobre diversos materiais.         

 Divisão de Toxicologia Forense

          A Divisão de Toxicologia Forense é responsável pela realização das análises em materiais biológicos e atende às demandas geradas pelo Departamento Médico-Legal e pelos Postos Médico-Legais da região metropolitana e do interior do estado. As perícias realizadas nessa divisão têm por objetivo auxiliar os peritos médico-legistas na elucidação da causa mortis e na determinação do consumo de substâncias psicotrópicas e exposição a venenos em casos forenses. Esta divisão realiza os seguintes tipos de perícias em matrizes biológicas diversas: Pesquisa e Dosagem de Álcool Etílico e Carboxihemoglobina e Pesquisa de Psicotrópicos e de Venenos.

         

IGP-RS