Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Departamento de Perícias Laboratoriais

O Departamento de Laboratório de Perícias possui três Divisões:

Divisão de Genética Forense          

         A Divisão de Genética Forense é responsável por todas as perícias oficiais do Rio Grande do Sul, que envolvam comparações genéticas criminais e a confirmação da presença de sangue humano e/ou sêmen em vestígios de crimes diversos. Realiza rotineiramente análises comparativas entre vestígios coletados em locais de crimes com amostras coletadas de vítimas, suspeitos e eventualmente familiares destes. Também realiza análises genéticas, com o objetivo de fazer a identificação humana de cadáveres, cuja identificação não foi possível por nenhum outro método, por exemplo, cadáveres em avançado estado de decomposição, carbonizados, ossadas, etc. A Divisão realiza ainda análises genéticas de identificação de espécies, para casos envolvendo crimes ambientais e abigeato. Desde 2011, a Divisão de Genética Forense também administra e insere perfis genéticos no Banco de Dados de Perfis Genéticos Criminais (CODIS) do Estado. Atualmente, a Divisão trabalha para que as ossadas já analisadas e que continuam sem identificação sejam comparadas com familiares de pessoas desaparecidas na busca de possíveis vínculos genéticos.

Telefone: (51) 3288-5150 - ramais 6477 / 6475

Divisão de Química Forense

          A Divisão de Química Forense compreende duas Seções: Drogas Apreendidas e Química Legal, sendo responsável por todas as perícias oficiais do Rio Grande do Sul que envolvam análises de substâncias psicotrópicas em material bruto (cocaína, crack, maconha, ecstasy, LSD, benzodiazepínicos, novas drogas sintéticas) além de outras substâncias proscritas e controladas, como anabolizantes e medicamentos. A Divisão também realiza exames residuográficos de tiro em mãos, vestes e em anteparos diversos, pesquisa de acelerantes brutos e em resíduos de incêndio, análise e comparação de fibras e de tintas, pesquisa de venenos em materiais brutos. Além disso, efetua a pesquisa de explosivos brutos e em resíduos de explosão, de substâncias voláteis, bem como de substâncias desconhecidas em material bruto e diverso. Presta ainda informação técnica sobre diversos materiais.

Telefone: (51) 3288-5150 - ramais 6169 / 6170

 Divisão de Toxicologia Forense

    A Divisão de Toxicologia Forense é responsável pela realização das análises em materiais biológicos e atende às demandas geradas pelo Departamento Médico-Legal e pelos Postos Médico-Legais da região metropolitana e do interior do estado. As perícias realizadas nessa divisão têm por objetivo auxiliar os peritos médico-legistas na elucidação da causa mortis e na determinação do consumo de substâncias psicotrópicas e exposição a venenos em casos forenses. Esta divisão realiza os seguintes tipos de perícias em matrizes biológicas diversas: determinação de etanol, quantificação de carboxiemoglobina e análise toxicológica.

Telefone: (51) 3288-5150 - ramais 6173 / 6174

----------------------------------------------------------------------------

Telefone Secretaria DPL: (51) 3288-5150 - ramal 6164.

Telefone Secretaria Lab. DNA: (51) 3288-5150 - ramal 6477.

Diretor do Departamento de Perícias Laboratoriais: Perito Criminal Gustavo Lucena Kortmann (ramal 6166).

Endereço: CREPECSUL - Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Sul / IGP-RS. Voluntários da Pátria, 1358 - 3º e 4º andar. Bairro Floresta - Cep 90230-010. Porto Alegre - RS

E-mail: laboratorio@igp.rs.gov.br

11111

IGP-RS