Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Departamento de Identificação

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Em 12 de agosto de 1907 o presidente do Estado do RS, Antônio Augusto Borges de Medeiros, aprovou e regulamentou, através do Decreto nº 1.166, o gabinete de identificação, antropometria - ciência que trata das medidas físicas do corpo humano - e estatística. O gabinete constituía uma repartição autônoma e ficava sob a responsabilidade direta e imediata do chefe de Polícia e funcionava na Secretaria-Geral do Chefe de Polícia.
 
 
O gabinete de identificação tinha caráter exclusivamente policial e judiciário e destinava-se a fornecer, mediante requerimento, provas de identidade às pessoas honestas e de bons antecedentes, este documento tinha o valor da folha corrida. Há um século a identificação já beneficiava todas as pessoas qualquer que fosse a idade, sexo, ou condição social. O gabinete de identificação também iniciou o processo de organização da identificação criminal.
 
A partir da Constituição Estadual, promulgada em 1989, os serviços de identificação ficaram sob a responsabilidade da Coordenadoria-Geral de Perícias, o setor passou a ser denominado Instituto de Identificação (II). Em 17 de julho de 1997, através da Emenda Constitucional 19, a Coordenadoria assumiu a nomenclatura de Instituto-Geral de Perícias, e o II passou a se chamar Departamento de Identificação.
 
Atribuições
 
Ao Departamento de Identificação compete processar a identificação civil e criminal dos gaúchos, inclusive post mortem, elaborar e expedir as carteiras de identidade e realizar perícia papiloscópica em veículos. Atua em 393 municípios do interior:49 cidades e 52 postos de emissão de CI.
O departamento possui um banco digitalizado com cadastro de 12 milhões de cidadãos que possuem carteira de identidade no Estado. O banco de dados com as fotos, impressões digitais, assinatura e dados atualizados dos gaúchos está disponibilizado nos postos do IGP, delegacias e postos policiais, através do sistema Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública. As informações são acessadas somente por servidores cadastrados através da rede mundial de computadores.
 
Identificação Civil:

A cada mês são emitidas cerca de 52 mil carteiras de identidade nos 408 Postos de Identificação espalhados pelo Estado. O DI encontra-se à disposição das prefeituras dos municípios que ainda não possuem postos para assinaturas de convênios que permitam que esse serviço seja cada vez mais ampliado.
  
Documentação Necessária para Carteiras de Identidade e Nome Social (Clique no Link abaixo)
 
Identificação Criminal:
Identificação de pessoas com antecedentes criminais. É realizada para comprovar a identidade de presos.

Perícia Papiloscópica em Veículos:

A perícia é realizada em veículos recuperados de objeto de furto, roubo e dano.
 
- Central Tudo Fácil (30% atendimento RS)
- Tudo Fácil Zona Norte
- Posto de Identificação da Sede do DI
- Posto de Identificação do Bairro Restinga
- Serviço Criminal
- Arquivo Datiloscópico
 
Sede do Departamento de Identificação
 
Endereço: Avenida da Azenha, 255
Bairro: Azenha
Cidade: Porto Alegre - RS
Cep: 90160.004
Telefone (Pabx): (51)  3223-6122

IGP-RS