Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atendimento ampliado nos postos de identificação

Publicação:

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP) estão implementando medidas para agilizar a emissão da nova carteira de identidade nacional, diante da crescente demanda.

No Departamento de Identificação da capital, foram adicionadas cinco novas estações de atendimento às dez já existentes, e excepcionalmente, haverá atendimento aos sábados (20 e 27 deste mês) das 8h às 18h.

Além disso, em locais como o Centro Comercial João Pessoa e unidades do Tudo Fácil na capital, o prazo para agendamentos foi ampliado de sete para 30 dias, medida que também se estende a 35 municípios do interior que apresentam alta demanda.

Essas localidades receberam estações adicionais equipadas com tecnologia de ponta para garantir eficiência no processo.

Destacamos também que na unidade da Azenha foram ampliados cinco guichês de atendimento, incluindo um especial para atendimento preferencial de autistas, reforçando nosso compromisso com a acessibilidade e o respeito às necessidades de todos os cidadãos.

Importante ressaltar: a carteira de identidade atual tem validade até 2032, e a primeira via da nova identidade é gratuita, não importa quando seja emitida.

Também pedimos que, em caso de impossibilidade de comparecimento no dia agendado, o cancelamento seja feito pelo site, liberando o horário para outras pessoas.

Para agendar, cancelar ou obter mais informações sobre a carteira de identidade, acesse este link.

IGP-RS