Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vestígios de crimes sexuais cometidos em SC são processados pelo IGP

Equipe catarinense veio ao RS para conhecer equipamento que automatiza a extração de DNA

Publicação:

 Peritas com jaleco do RS e de SC
Perita criminal do IGP/RS orienta colega de Santa Catarina no equipamento que processa vestígios - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP com edição Secom
00:00:00/00:00:00

Confira a narração da matéria em áudio

Narração do texto Crédito: Narração: Tábata Kolling/Estagiária Ascom

Download

Casos de estupro e violência sexual cometidos em Santa Catarina podem ser desvendados com a participação do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul. Os vestígios desses crimes, coletados no local ou junto às vítimas, estão sendo processados pela Divisão de Genética Forense do IGP/RS. A parceria integra a contrapartida pelo recebimento no IGP/RS de uma plataforma automatizada de grande porte (Hamilton Microlab Autolys SAE), que extrai o DNA presente nesses vestígios, de forma automatizada. O equipamento - um dos poucos existentes no mundo (está em uso nos Estados Unidos, São Paulo, Polícia Federal e no Rio Grande do Sul) - já ajudou na elucidação de casos semelhantes registrados no RS. 

Agilidade no processamento -  a meta é processar pelo menos 500 vestígios sexuais do estado vizinho. Os primeiros 41 vestígios já foram analisados – em 32 deles foi possível obter o perfil genético do agressor sexual. Esses resultados serão inseridos, pela Polícia Científica de Santa Catarina, no Banco de Perfis Genéticos catarinense - interligado ao Banco Nacional de Perfis Genéticos-, e cruzados com o material genético de apenados de todo o país, o que pode revelar a autoria de vários crimes. Outros 123 vestígios serão processados pela equipe gaúcha nas próximas semanas e enviados para SC. “O fato de SC ser um polo de turismo para viajantes de todo o país favorece que crimes sexuais praticados naquele Estado tenham eventualmente a participação de pessoas de outros Estados, inclusive do RS. A parceria entre os laboratórios favorece a integração técnica entre nossas instituições, e contribui para aumentar as elucidações de crimes interestaduais”, afirma o chefe da Divisão de Genética Forense (DGF), perito criminal Gustavo Kortmann. A doação do equipamento, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pretende fazer do IGP/RS um centro de referência e apoio logístico a peritos do DNA de outros estados.

Quatro pessoas em frente a um equipamento
Perita Karina Nonemacher (SC), perita Ana Paula Leboutte (RS) técnica Lena Leitão (SC) e perito Gustavo Kortmann (RS) - Foto: Divulgação/IGP

Até agora, cerca de 1200 vestígios sexuais, coletados no RS, que estavam em estoque - ou seja, cuja investigação não chegou à identificação de suspeitos ou cujos suspeitos não forneceram material biológico para comparação genética, e que por isso não haviam sido processados - foram processados pela plataforma. O equipamento consegue automatizar quase todas as etapas do processamento de DNA de um vestígio, enquanto os peritos se dedicam a casos urgentes ou que possuem material disponível do suspeito para comparação. “A cada ano, o IGP/RS recebe cerca de 800 solicitações de perícias de crimes sexuais envolvendo o DNA. Desses, cerca de 300 são analisados, em virtude da complexidade da análise e do tamanho da equipe. Esse saldo negativo vai se somando anualmente e constituindo o que chamamos de “backlog de crimes sexuais”, cujas amostras ficavam refrigeradas aguardando o envio de suspeitos pela Polícia Civil, que poderiam nunca vir. Com o equipamento, parte da equipe passou a se dedicar ao processamento desse passivo”, esclarece o perito. Entre as diversas autorias de crimes sexuais já esclarecidas no Estado está a do caso Israel Pacheco de Oliveira. Ele foi a primeira pessoa inocentada e libertada da prisão no Brasil, quando o Banco de Perfis Genéticos do RS apontou a autoria do crime sexual, pelo qual ele estava preso, para outro indivíduo.

Além do processamento do backlog de vestígios sexuais dos Estados, o IGP/RS também realiza a coleta de DNA de condenados para inserção no Banco Nacional de Perfis Genéticos e de DNA de familiares de pessoas desaparecidas, para abastecimento do Banco de Perfis Genéticos de Pessoas Desaparecidas – ambos coordenados pela Senasp. Também está em implantação o projeto de Sistema de Gestão de Qualidade visando à acreditação dos laboratórios na ISO17025.

IGP-RS