Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de meio milhão de reais para perícia ambiental

Acordo com Ministério Público e SSP vai garantir compra de equipamentos

Publicação:

 Vice governador Ranolfo Vieira Jr, procurador do MP/RS Fabiano Dallazen e diretora do IGP Marguet Mittmann
Vice governador Ranolfo Vieira Jr, procurador do MP/RS Fabiano Dallazen e diretora do IGP Marguet Mittmann - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Ascom/IGP

Uma parceria entre o governo do Estado e o Ministério Público vai qualificar as perícias ambientais realizadas pelo Instituto-Geral de Perícias. Foi assinado nesta 4a feira (2), um Termo de Cooperação entre Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública, por meio do IGP, para compra de equipamentos usados no combate a crimes de poluição.

Pelo acordo, o Ministério Público repassará 530 mil reais para a aquisição de equipamentos como computadores, câmeras fotográficas, GPS e equipamentos para amostragem de solo e água usados no dia a dia das perícias ambientais. Também está prevista a aquisição de um drone profissional, que possui câmera térmica e também um sensor multiespectral. Com ele, vai ser possível identificar com mais precisão alterações nos cursos d´água para detectar, por exemplo, o lançamento irregular de efluentes. Outra compra importante é a do software Agisoft Metashape, que faz o processamento das imagens coletadas pelo drone, permitindo a criação de ortomosaicos, reconstrução 3D, medição de volumes, etc. “Esses equipamentos vão modernizar o trabalho, trazendo mais possibilidades de estudo e investigação dos crimes ambientais”, afirma o chefe da Seção de Perícias Ambientais do Departamento de Criminalística do IGP, Perito Criminal Pedro Bittencourt.

Drone profissional vai ser usado em perícias de crime ambiental
Drone profissional vai ser usado em perícias de crime ambiental - Foto: Divulgação/IGP
Os recursos vem do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do MP/RS. Na assinatura, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, elogiou a qualidade do projeto apresentado. "Podemos seguir com essa parceria", complementou. O Fundo destina-se a ressarcir a coletividade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à economia popular, a bens e direitos de valor artístico, histórico, estético, turístico e paisagístico, à ordem urbanística, à ordem econômica, ao patrimônio público, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, ou a qualquer outro interesse difuso ou coletivo.

A diretora do Departamento de Perícias do Interior, Marguet Mittmann, ressaltou a importância do acordo para a Seção de Perícias Ambientais. "O investimento em equipamentos e na prova técnica é extremamente importante para termos punições mais rígidas contra pessoas que cometem crime ambiental. Embora seja um setor bem imaturo nacionalmente falando, o IGP já vem trabalhando nessa área há muitos anos, com muitos servidores com especialização nessa área". 

O vice governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior, agradeceu a parceria do Ministério Público. "O Fundo tem contribuído muito para que possamos evoluir nas questões de segurança pública", finalizou. 

IGP-RS