Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Suicídio entre idosos cresce no Estado. Homens brancos dominam os casos, aponta estudo de perita criminal

Pesquisa que utiliza dados do IGP traça o perfil das ocorrências registradas entre 2017 e 2019 no RS

Publicação:

No mês de prevenção ao suicídio, dados do IGP ajudam na prevenção
No mês de prevenção ao suicídio, dados do IGP ajudam na prevenção
Por Ascom/IGP

Um dia quente de verão, durante a semana. Para os gaúchos, sinônimo de trabalho ou férias. Para muitos idosos - principalmente homens, brancos, com idade entre 60 e 69 anos e sem antecedentes criminais, pode ser o último dia de vida. Esta é a conclusão de uma pesquisa feita por uma perita criminal do IGP, a partir da consulta a todas ocorrências da Polícia Civil e laudos periciais do IGP, relacionados aos óbitos por suicídio entre 2017 e 2019 no Estado.

Os dados mantêm o Rio Grande do Sul como sendo o estado brasileiro onde há mais casos de suicídio entre a população idosa, e Porto Alegre como a campeã dessa realidade entre as capitais. A pesquisa analisou 4.019 ocorrências de suicídio. Destes, 1145 foram de idosos, o que correspondeu a 28,5% dos suicídios do período, o dobro do estado de Mato Grosso. O índice cresceu: o percentual de idosos suicidas entre 2001 e 2015 era de 23,3%.

Pesquisa traz dados úteis para elaboração de políticas públicas
Pesquisa traz dados úteis para elaboração de políticas públicas - Foto: Arte Cíntia Rushel/SSP

A taxa média anual de mortalidade, registrada na faixa etária acima dos 60 anos, foi 19,1 casos/100 mil habitantes. Houve aumento de 17,7% nos casos, nos anos abrangidos pelo estudo (345 em 2017, 394 em 2018 e 406 em 2019). O número médio anual de óbitos por suicídio de idosos no RS (382) foi duas vezes superior ao registrado na Itália (2005-2010) e quatro vezes maior que o da Irlanda (1997-2006). Ainda assim, os dados obtidos no RS não são tão alarmantes quando comparados aos dos EUA, Coreia do Norte ou China. 

O estudo apurou as taxas de suicídio quanto à região do Estado em que aconteceram. Porto Alegre teve a maior quantidade absoluta de casos: 80. Venâncio Aires, porém, dominou a tabela dos municípios com mais de dez mil habitantes idosos, com 71,6 casos a cada 100 mil habitantes. Os três casos registrados em Camargo, próximo a Passo Fundo, garantiram ao município a maior taxa na relação por 100 mil habitantes – 162,5/ 100 mil. 

A autora também avaliou as análises toxicológicas das amostras biológicas, que são coletadas nas mortes violentas ou com suspeitas de violência, para identificar a presença de álcool, drogas e medicamentos no organismo dos idosos. Foram realizadas 1895 análises laboratoriais em amostras de fígado, conteúdo estomacal, urina e/ou sangue. A presença de etanol foi observada em 16,3% dos idosos submetidos ao teste de alcoolemia. Em contrapartida, houve a detecção de algum medicamento em 33% das análises realizadas.

A pesquisa “Perfil geográfico, temporal, epidemiológico e toxicológico das vítimas idosas de suicídio no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 2017 e 2019” também classificou as vítimas pelas variáveis idade (mais da metade dos casos foi registrada entre idosos com 60 a 69 anos), sexo, presença ou ausência do nome do pai na certidão de nascimento, forma utilizada para cometer o suicídio (a maioria utilizou o enforcamento), quinzena do mês e período do dia.

Perita usou dados do IGP para fazer a pesquisa
Perita Maria Cristina Franck usou dados do IGP para fazer a pesquisa - Foto: Comunicação/IGP

O trabalho é um desdobramento da tese de Doutorado da perita criminal Maria Cristina Franck, do Departamento de Perícias Laboratoriais do IGP, e que foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O artigo será publicado na revista Debates em Psiquiatria e tem como co-autoras Maristela Goldnadel Monteiro e Renata Pereira Limberger. As autoras também fazem considerações sobre a existência de políticas públicas de prevenção ao suicídio e de como a pesquisa pode colaborar para a elaboração destes. “Compreender e contextualizar os fatores relacionados aos casos de suicídio entre os idosos, a partir de informações regionais, auxilia na elaboração de políticas públicas e no direcionamento de recursos voltados ao acolhimento e à melhora na qualidade de vida dessa população”, afirma Maria Cristina Franck.

IGP-RS