Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Símbolos na carteira de identidade facilitam vida de pessoas com deficiência

Inclusão pode ser solicitada na confecção do documento

Publicação:

A inclusão dos ícones de acessibilidade no documento de identidade ajudam a identificar a condição do cidadão
A inclusão dos ícones de acessibilidade no documento de identidade ajudam a identificar a condição do cidadão
Por Ascom/IGP

Um pequeno símbolo que pode trazer grandes benefícios. A inclusão dos ícones de acessibilidade no documento de identidade pode ajudar a identificar mais facilmente a condição física ou de saúde mental e evitar uma série de contratempos.

Desde que o Rio Grande do Sul adotou o novo modelo de carteira de identidade, em março de 2019, cinco pequenos desenhos podem ser incluídos na carteira de identidade. São os que identificam as pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, visual e com espectro autista. Mais recentemente, em 2021, o símbolo em formato de laço foi incluído para identificar as pessoas portadoras do espectro autista. Para incluir qualquer um dos símbolos é fácil: Basta levar os Laudos médicos que comprovam a condição e solicitar a inclusão para o atendente. “É preciso solicitar, a inclusão não é automática”, explica a diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon Bittencourt. O pedido pode ser feito em todos os Postos de Identificação do IGP. A inclusão não altera o valor do documento (Confira mais informações aqui  https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade-5ee93e9e2e0ef

A presidente da Federação Riograndense de Entidades para Deficientes Físicos do RS, Lizete Cenci, procurou o Departamento de Identificação da Avenida Azenha para fazer um novo documento. Ela conta que muitos associados à Federação costumam apresentar carteirinhas de entidades ou ONG´s, que nem sempre são aceitos. “Queremos conscientizar os associados de que a carteira de identidade é o documento oficial, para que todos saibam e peçam a inclusão do símbolo”, afirma. Além de incluir os dois CID´s (Código Identificador de Doença) ela apresentou os documentos para inclusão do número do PIS, do CPF e do cartão do SUS, que também podem ser inseridos no novo documento.

Rotechild Prestes solicitou a inclusão do símbolo da pessoa com deficiência física

A inclusão pode ser útil em várias situações. Uma delas é evitar constrangimentos para pessoas que deixam de ser consideradas deficientes, porque o problema físico não é aparente. O secretário da Federação, Rotechild Prestes, teve paralisia infantil na infância, mas consegue caminhar com o apoio da muleta. Ele encaminhou a 2a via da carteira de identidade, apresentou o Laudo médico que confirma a condição de pessoa com deficiência física e solicitou a inclusão do símbolo. A ideia é evitar que seja necessário apresentar o Laudo médico toda vez que precisa de atendimento diferenciado. Para ele, a inclusão do símbolo facilitou sua vida. "Já viajei e me identifiquei em muitos locais com o novo RG. Não preciso mais comprovar minha condição", destacou.

A diarista Rosane Dias tem um neto portador de transtorno autista leve. O rapaz vai sozinho ao colégio e faz pequenos passeios pelo bairro. “Ele já foi parado em abordagens da Brigada Militar, e o comportamento dele deixou os policiais intrigados. Com o símbolo no documento ele pode explicar melhor a situação”, afirma ela.

IGP-RS