Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Serviço orienta sobre perícia em veículos recuperados de roubo e furto

Telefone fornece informações sobre perícia em impressões digitais

Publicação:

Telefone exclusivo fornece informações sobre perícia papiloscópica
Telefone exclusivo fornece informações sobre perícia papiloscópica - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP

Proprietários de veículos recuperados de roubo e furto que aguardam por perícia papiloscópica tem agora um telefone exclusivo para obter informações. O número (51) 98478-1026 atende proprietários de veículos de Porto Alegre e Região Metropolitana de 2a à 6a feira, das 8h às 18h. Informando a placa do veículo, é possível saber se ele já foi periciado ou a data marcada para a perícia. O serviço, realizado nos depósitos do Detran, segue funcionando normalmente, com prazo de realização de 3 dias úteis. Em março, foram feitas 373 perícias papiloscópicas na capital e em outros 16 municípios, como Taquara, Montenegro e Lajeado.

A perícia é realizada em veículos recuperados após ocorrências de furto, roubo e dano. O objetivo é identificar impressões digitais deixadas por quem participou do crime. Para isso, os papiloscopistas usam o chamado pó papiloscópico, ou outros reagentes, como o pó magnético, que revelam as impressões digitais. Eles também recolhem placas frias ou objetos deixados dentro do veículo, que são levados para análise em laboratório. Em cerca de 25% dos casos é possível encontrar as impressões digitais, fundamentais para a elucidação do crime.

Já a consulta sobre perícias de acidentes e mortes no trânsito e de verificação da numeração identificadora pode ser feita em https://igp.rs.gov.br/consulta-a-situacao-de-pericias-em-veiculos.

IGP-RS