Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Santa Cruz do Sul receberá laboratório de análise de drogas do IGP

Centro agilizará as análise de drogas apreendidas na região

Publicação:

Assinatura do acordo realizado na última sexta-feira
Assinatura do acordo realizado na última sexta-feira - Foto: Divulgação/IGP

O Instituto-Geral de Perícias (IGP), em parceria com a prefeitura de Santa Cruz do Sul, firmou um acordo que trará avanço nas análises de drogas na Região Central do Estado. Trata-se da construção do primeiro laboratório de análise de drogas no interior, que fará os processos de identificação de substâncias ilícitas apreendidas na região, atualmente realizadas somente em Porto Alegre. O projeto foi assinado na última sexta-feira (25/06) e conta com valor estimado de R$ 26 mil em investimento da prefeitura. 

A instalação do laboratório será feita no Centro Integrado de Segurança e Cidadania, sede regional do IGP no município, e atenderá 69 municípios. A expectativa é de que as obras sejam concluídas até final de julho. 

O projeto ajudará a agilizar as perícias envolvendo drogas como maconha e cocaína, que formam 90% das apreensões da região, evitando a necessidade de deslocamento do material até a Capital. Neste primeiro momento, as drogas sintéticas ainda deverão ser encaminhadas para o Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) do Estado. 

O imóvel representa um importante passo dado pelo IGP para fortalecer as instalações do interior. “O novo laboratório revela o empenho da perícia na descentralização dos exames periciais, fortalecendo o interior do Estado. Este projeto trará efetividade para a região através da ciência, ajudando na materialidade e robustez dos inquéritos.” comenta a Diretora do Departamento de Perícias do Interior, Marguet Mittmann.

IGP-RS