Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Posto de Criminalística do Litoral passa a atender ocorrências todos os dias da semana

Até então alguns atendimentos eram realizados pelas equipes da capital

Publicação:

Prédio onde fica o Posto de Criminalística do Litoral
O posto de criminalística atende todas as ocorrências do litoral e conta com duas viaturas novas semi blindadas
Por ASCOM/IGP

00:00:00/00:00:00

Confira a transcrição da matéria em áudio

transcrição da matéria em áudio

Download
Duas pessoas sentadas na frente do computador
Reforço na equipe vai permitir o atendimento integral
Posto de Criminalística do Litoral, localizado em Capão da Canoa, passou a contar com atendimento integral, todos os dias da semana. Até então, em alguns dias da semana, estes atendimentos eram realizados pelas equipes do Departamento de Criminalística, cuja sede fica em Porto Alegre. A área de abrangência do Posto compreende 25 municípios, de Tavares, no litoral sul, a Torres, no litoral norte. A distância entre esses dois municípios é de 284 quilômetros.

Desde o início de maio, o Posto de Criminalística passou a contar com mais um perito criminal, o que possibilitou a autonomia do Posto, que atende, em regime de pronto atendimento, locais de morte violenta como homicídios, suicídios e acidentes de trânsito, além de furto e arrombamento, disparo de armas de fogo, entre outros. Os acidentes de trânsito, atendidos pela Equipe de Exame Pericial em Acidentes de Trânsito (EPATRAN), com sede em Porto Alegre, também passaram a ser responsabilidade da sede no litoral.

O Posto tem à disposição duas viaturas novas semi blindadas e maletas de local de crime doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Durante a Operação RS Verão Total 2021/2022, período em que o posto, da mesma forma, funcionou de forma ininterrupta, foram 145 atendimentos, entre perícia criminal, locais de morte violenta e exame papiloscópico. Segundo a chefe da Divisão de Pronto Atendimento, Íngara Fiszher Jorge, a vinda de mais um servidor possibilitou o atendimento integral. “A mudança vai reduzir o tempo de deslocamento até as ocorrências, garantindo uma prestação de serviço mais rápida e qualificada”, afirma.

Texto: Tainá Costa/estagiária

Edição: Angélica Coronel/IGP

IGP-RS