Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Perícia em veículo comprova tentativa de feminicídio

Prova técnica foi solicitada pela Delegacia da Mulher

Publicação:

Veículo se chocou contra pilastra: perícia descartou falha mecânica. Marcas de freio só foram constatadas após a batida
Veículo se chocou contra pilastra: perícia descartou falha mecânica. Marcas de freio só foram constatadas após a batida - Foto: Ricardo Miranda/IGP
Por Ascom/IGP

Uma perícia feita em um veículo após um acidente de trânsito foi fundamental para que um homem fosse preso e acusado de tentativa de feminicídio. Ele e a mulher, que estava no carona, foram socorridos depois que o veículo se chocou contra uma pilastra em uma avenida movimentada de Porto Alegre. O fato aconteceu dia 8 de julho, depois de uma discussão entre o casal, que estava junto há mais de 25 anos. O homem foi levado sob custódia para o hospital. O Laudo pericial foi entregue na 5a feira, 15, à Polícia Civil.

Ao atender o chamado da Delegacia da Mulher, o perito responsável procurou por marcas de frenagem, que pudessem comprovar a intenção do motorista de evitar a colisão. Também verificou as condições do sistema de freio do automóvel, e constatou que não havia problemas. “A perícia forneceu um forte elemento para comprovar que a intenção do homem era de jogar o carro contra a pilastra”, concluiu o perito criminal Ricardo Miranda.

 Plantão 24 horas do Departamento de Criminalística atende acidentes
Plantão 24 horas do Departamento de Criminalística atende acidentes - Foto: Diogo Schmidt/ IGP
Perícia em acidentes- a equipe de plantão costuma ser acionada em casos de acidente com morte ou em colisões que envolvem viaturas oficiais. A equipe atua em uma área que compreende de Tapes, no litoral sul, a Santo Antônio da Patrulha, no litoral norte, além da região metropolitana de Porto Alegre. A Seção de Mecânica e Trânsito (SMT) do Departamento de Criminalística realiza em média cem perícias em veículos por mês. Os peritos efetuam cálculos, analisam o disco do tacógrafo (que registra a velocidade do veículo) e fazem simulações. Também observam imagens de câmeras de segurança, que ajudam a entender a dinâmica do acidente, com o objetivo de apontar o condutor responsável. As fotos produzidas pelos fotógrafos criminalísticos também são anexadas aos Laudos. Elas são provas periciais que comprovam a localização e os danos verificados. 

Além do atendimento no local, também são feitas perícias nos depósitos para onde são levados os veículos envolvidos em acidentes e em locais de acidente de trabalho relacionados à engenharia mecânica. “Nossa equipe é formada por engenheiros mecânicos altamente especializados, com cursos de especialização, mestrado e doutorado. Isso garante a qualidade dos nossos Laudos”, afirma o chefe da SMT, perito Valmor Gomes de Oliveira.

Para a delegada da Polícia Civil Jeiselaure Rocha de Souza, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher/POA, a perícia foi fundamental para que a hipótese de feminicídio fosse confirmada. "A atuação do IGP pôde configurar, no bojo da investigação, que o intuito do agressor era justamente atentar contra a vida da companheira, até porque não havia marca de frenagem", comentou.

IGP-RS