Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Perícia em Hospital de Campo Bom busca falhas em distribuição de oxigênio

Equipes avaliaram o sistema de válvulas e instalações do prédio

Publicação:

Ação conjunta de várias áreas do IGP busca esclarecer as causas do problema, que vitimou seis pessoas
Ação conjunta de várias áreas do IGP busca esclarecer as causas do problema, que vitimou seis pessoas - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP

          Cinco peritos criminais, do Departamento de Criminalística do IGP, realizaram hoje (23), a perícia no sistema de abastecimento de oxigênio líquido do hospital Lauro Reus, em Campo Bom, onde seis pacientes morreram devido à falta de oxigênio, no último dia 19. A perícia avaliou o cilindro principal, os cilindros reserva e demais equipamentos usados para o abastecimento.
         Os peritos atuaram em três frentes. Os profissionais da Seção de Engenharia Mecânica periciaram os dutos e registros de abertura de válvulas do sistema, em busca de falhas mecânicas. Os peritos criminais da Engenharia Elétrica avaliaram a demanda de energia do hospital, a existência de geradores e a condição das instalações (fusíveis queimados, disjuntores, etc), com o objetivo de identificar pane elétrica que possa ter causado a interrupção no fornecimento. Já os peritos da Seção de Informática fizeram a análise do software que gerencia a comunicação entre o hospital e a empresa fornecedora, para identificar possíveis falhas ou sabotagens no sistema que informa a quantidade de oxigênio disponível.
          Os Laudos serão enviados para a Delegacia de Polícia Civil de Campo Bom, que está à frente da investigação.

IGP-RS