Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Perícia descarta falha em equipamento durante voo em Caxias do Sul

Instrutor de voo morreu após queda com paramotor

Publicação:

Perito criminal realiza testes para avaliar lona do paramotor
Perito criminal realiza testes para avaliar lona do paramotor - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP

O paramotor, usado por um piloto durante voo que acabou em acidente em Caxias do Sul, não apresentou falha mecânica que possa ter causado a tragédia. Portanto, a principal hipótese é de falha humana. As conclusões constam no Laudo da perícia realizada pelo Posto de Criminalística do IGP em Caxias do Sul, a pedido da Polícia Civil. 

Pericia no motor não identificou falha mecânica
Pericia no motor não identificou falha mecânica - Foto: Divulgação/IGP
O acidente aconteceu no dia 9 de abril, quando o instrutor de voo Valdair Ilhacos, de 36 anos, sobrevoava a cidade com o filho, menor de idade. Eles caíram de uma altura de cerca de cinco metros. A criança sobreviveu, mas o piloto morreu no hospital.

Os testes feitos com o motor (confira no vídeo) mostraram que ele estava em pleno funcionamento, bem como os demais componentes do equipamento, que também foram periciados. A qualificação da equipe do Posto facilitou a realização da perícia. O perito criminal, responsável pelo Laudo, é piloto de avião. Ele foi auxiliado por um técnico em perícias, que é instrutor de voo, e pelos membros da  Aerotrike Vila Oliva, equipe de voo de Caxias do Sul. 

00:00:00/00:00:00

Teste no paramotor

Teste no paramotor Crédito: IGP RS

IGP-RS