Palestras do IGP esclarecem policiais civis sobre Covid-19

Médicos-legistas de Bagé e Livramento orientaram sobre formas de transmissão

Peritos e policiais do IGP em Santana do Livramento
Peritos e policiais civis em Santana do Livramento - Foto: Adriana Fernández/IGP
Por ASCOM/IGP

Parceiros nas ações de combate ao crime, Instituto-Geral de Perícias e Polícia Civil também trabalham  juntas na prevenção à pandemia de Covid-19. Nesta 5a feira, 2, em Santana do Livramento, a Perita médica-legista Tatiana Klaus conversou com policiais civis sobre a importância do uso de EPI's no trabalho realizado pelo Departamento de Polícia. Na 4a feira, 1, o Perito médico-legista do IGP, Paulo Kalil Salim, teve o mesmo tipo de conversa na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento em Bagé. A iniciativa é da 7a Coordenadoria Regional de Perícias, coordenada pela Perita Rita Maciel.

Em Bagé, o Perito explicou o que é o coronavírus e as formas de contágio, e demonstrou como devem ser utilizados os EPI´s – equipamentos de proteção individual. Os profissionais da área da segurança são muito expostos, por causa do contato com o público e a impossibilidade de isolamento. “É fundamental que todos usem as máscaras de proteção”, afirma Salim. Ele também visitou as dependências do prédio da Delegacia, mostrando como deve ser a limpeza de locais como maçanetas e do balcão de atendimento ao público. “Se um cidadão se apresenta para prestar queixa e tem sintomas de Covid-19, a orientação é primeiro encaminhá-lo para o serviço de saúde, e só em caso negativo prosseguir com o atendimento”, orientou Salim.

Perito Médico-Legista Paulo Kalil Salim orientou policiais

Durante a palestra, os policiais estavam afastados por dois metros, respeitando as normas de segurança. O material foi gravado pela Delegada Caren Nascimento, que vai repassar o material para os demais servidores. “São orientações de extrema importância, porque partem de profissional de área de saúde. Trouxe mais segurança dos procedimentos que devemos adotar, na Delegacia, em casa e no dia a dia. São dicas que vamos adotar na Delegacia para que continuemos trabalhando, com a preservação da saúde de todos”, afirma a Delegada.

Máscaras – O Posto Médico-Legal de Bagé também fez a doação de máscaras de tecido para a Delegacia Regional de Bagé. A ideia é que elas sejam usadas pelos policias de plantão e agentes que participam de investigações. Em Livramento, foram também foram doadas máscaras, confeccionadas pelos servidores do Posto Médico-Legal.