Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo Posto de Identificação do IGP é aberto em shopping de Porto Alegre

Atendimento para carteiras de identidade iniciou hoje (30), no shopping João Pessoa

Publicação:

Área externa do posto com pessoas ao fundo
Novo Posto atende somente por agendamento eletrônico no site do IGP - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP com edição Secom

00:00:00/00:00:00

Confira a transcrição da matéria

Narração Crédito: Narração: Angélica Coronel

Download
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inaugurou nesta sexta-feira, (30/9), um novo local para encaminhamento de carteiras de identidade em Porto Alegre. O Posto de Identificação fica no Shopping João Pessoa (Av. João Pessoa, 1831 - bairro Santana), no 2o andar, em frente aos caixas eletrônicos.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30. Para ser atendido o cidadão deve fazer o agendamento eletrônico, no site do IGP ou na central eletrônica de serviços do governo do estado (clique aqui). A previsão é de que sejam atendidas cerca de quatrocentas pessoas por dia.

quatro pessoas cortam a fita de inauguração
Gerente do shopping, Cristiane Bernardo, dir-geral do IGP, Heloisa Kuser, do DI, Katia Reolon e dir. da SOP, Ricardo Todeschinni - Foto: Divulgação/IGP

O Shopping João Pessoa foi escolhido por oferecer benefícios como acessibilidade, facilidade de estacionamento e ar-condicionado. Foi o que chamou a atenção do desembargador Fernando Cabral, que trouxe os filhos Bibiana, de 15 anos e Fernando, de 17 para fazer o documento. “É fácil para estacionar e as instalações são ótimas”, disse. “A ideia é que as pessoas não fiquem aglomeradas nem enfrentem filas”, afirma a diretora do Departamento de Identificação, Kátia Reolon Bittencourt.

O Posto de Identificação localizado nas proximidades (Avenida Azenha, 255), será mantido e deve seguir atendendo quem procurar o atendimento por ordem de chegada, em especial os casos mais urgentes. “Vamos aumentar nossa capacidade de atendimento com esses dois endereços. Se alguém faltar ao horário agendado no shopping, a vaga será preenchida por alguém que veio por ordem de chegada no posto da Azenha”, afirma Kátia. A entrega dos documentos e o serviço de Declaração de RG (documento que informa o número do RG de pessoa falecida) também seguirão no Posto da Azenha.

Para encaminhar o documento é preciso apresentar a certidão (nascimento, casamento ou casamento com averbação do divórcio), atualizada conforme o estado civil. O prazo para entrega é de dez dias úteis. A 1a via é gratuita e a 2a via custa R$ 81,84. Maiores de 65 anos ou vítimas de roubo, desde que apresentem o Boletim de Ocorrência, são isentos. A modalidade expressa, cuja entrega é em cinco dias, custa R$ 106,39. A nova carteira de identidade, que utiliza o número do CPF como número do RG, está disponível no local apenas para 1a via. Para isso é necessário informar o número do CPF, que não pode ter pendências com a Receita Federal.

“É uma conquista para o cidadão e para o IGP. O Posto de Identificação do shopping João Pessoa traz ao cidadão um espaço planejado, confortável e moderno. Agradecemos a parceria do Shopping, que viabilizou o espaço para o atendimento”, afirma a diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser.

IGP-RS