Mutirão de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas começa 2a feira

No estado, campanha acontece em Porto Alegre, região Metropolitana, Vale dos Sinos, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas

Porto Alegre e mais dez municípios terão postos de coleta de material genético
Porto Alegre e mais dez municípios terão postos de coleta de material genético - Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Instituto-Geral de Perícias e a Polícia Civil do RS iniciam na próxima 2a feira, 14,  a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. No estado, o evento  acontece em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Viamão, Gravataí, Alvorada, São Leopoldo, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria.

O mutirão consiste na coleta de materiais biológicos, para realizar buscas no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). Familiares de 1o grau da pessoa desaparecida (de preferência filhos, mas também pai e mãe ou irmãos) podem fornecer o material para a coleta. Também podem ser levados itens de uso pessoal do desaparecido, tais como: escova de dentes, escova de cabelo, vestes íntimas, aparelho de barbear, aliança, óculos, aparelho ortodôntico, dente de leite, amostra de cordão umbilical. O familiar precisa comparecer ao ponto de coleta (veja locais abaixo) portando documento de identificação e o Boletim de Ocorrência (BO) do desaparecimento do familiar. Caso não tenha BO, o familiar pode registrá-lo na hora, pois a Polícia Civil também estará no local. As amostras de sangue coletadas serão processadas e os perfis genéticos inseridos no Banco de Perfis Genéticos (BPG/RS) do IGP. O material coletado será utilizado apenas com o objetivo de inserção no Banco.

O material genético cedido pelos familiares é fundamental em casos onde a identificação não é possível através das digitais e pelos exames odontológicos. A coleta vai seguir todos os protocolos sanitários exigidos em função da pandemia, com uso de máscaras e álcool gel e o respeito ao distanciamento

Confira a programação:

Porto Alegre

* Centro de Proteção da Criança e do Adolescente – Parada 10 da Lomba do Pinheiro - Segunda-feira 14 de junho, das 14h às 17h

*Praça México - Terça-feira 15 de junho, das 9h às 12h

* Parque da Redenção - Quarta-feira 16 de junho, das 14h às 17h

* Esplanada da Restinga - Sexta-feira 18 de junho, das 9h às 12h

Novo Hamburgo: Segunda-feira, 14 de junho, das 9h às 12h na Praça do Imigrante

Viamão: Terça-feira, 15 de junho, das 14h às 17h, na Praça da Matriz

Gravataí: Quarta-feira, 16 de junho, das 9h às 12h, na Praça da Bíblia (Praça do Chafariz)

Alvorada: Quinta-feira, 17 de junho, das 9h às 12h, na Praça Central

São Leopoldo: Quinta-feira, 17 de junho, das 14h às 17h, na Praça Tiradentes