Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ministério da Justiça visita novo prédio do IGP

Publicação:

Diretora Heloisa apresenta as dependências do CREPEC ao chefe da comitiva, Coronel Leão.
Diretora Heloisa apresenta as dependências do CREPEC ao chefe da comitiva, Coronel Leão. - Foto: Rodrigo Jankoski/IGP
Por Ascom/IGP

Uma comitiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública visitou nesta 4a feira (6), o prédio do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais (Crepec-Sul). A comitiva está no Estado desde terça feira, dia 5, para mapear as principais políticas da área nos Estados e os pontos de atenção em todas as forças de segurança do país.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a ser visitado pelo projeto “Estratégia em Ação”, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). Durante a visita, o coordenador-geral da Coordenação-Geral de Estratégia em Segurança Pública (CGESP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) coronel Carlos Eduardo Leão de M. Costa, disse que o objetivo é “entender os gargalos entre o Estado e a União e construir pontes. A gente tá vindo para o Rio Grande do Sul para produzir algo para o Rio Grande do Sul”, detalhou.

A Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser, apresentou o projeto do prédio. O Crepec é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entra a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Rio Grande do Sul, por meio do IGP. Nele, devem funcionar os departamentos de Criminalística, de Perícias Laboratoriais e parte do departamento de Identificação, além da área administrativa da instituição. O prédio começou a ser construído em 2015 e está praticamente pronto. O valor total da construção chega a 32 milhões de reais. São 25 milhões de reais de investimento da União e mais de cinco milhões de contrapartida do Estado. “O prédio é totalmente pensado para as necessidades da perícia, e para as novas áreas que surgem. A área dedicada às perícias em documentos, por exemplo, foi reduzida, enquanto a sala das perícias em áudio e vídeo ficou maior”, explicou a Diretora.

IGP-RS