Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Livro inédito trata da prova pericial dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Publicação envolve equipes de local de crime, DNA, Odontologia e Medicina Legal do IGP

Publicação:

Ilustração do livro com foco na temática de abuso sexual tem objetivo de entender a dinâmica da violência
O livro com foco na temática de abuso sexual tem objetivo de entender a dinâmica da violência
Por ASCOM/IGP

O livro "Perícia Médico-Legal e Criminal em Casos de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes", da editora Mizuno, está sendo lançado em Porto Alegre. A publicação envolve peritos de várias áreas do IGP, com atuação em locais de crime, análises de DNA, Odontologia e Medicina Legal. O foco é a temática do abuso sexual, tendo como objetivo entender a dinâmica da violência, produzir estratégias de proteção e reparação e de tratamento das vítimas. 

A publicação, coordenada pelas peritas do Departamento Médico-Legal do IGP Angelita Ferreira Machado Rios e Luiziana Souto Schaefer, também traz as contribuições de peritos de diversas áreas da instituição, como Mara Regina Netto Benetti, Laiana Silveira Beltrami, Gustavo Lucena Kortmann, Maria Cristina Franck, do Departamento de Perícias Laboratoriais, Adriana Miele e Ana Carolina Albert do Departamento de Criminalística e Roberto Schmidt Pizarro, Patrícia Vasconcelos, Mariana Ribeiro de Almeida, Luís Roberto Dornelles Benia, Daniela Valle Krieger, Geise Machado Jacobsen, Cristiane Borsatto Stracke, Adriana Ubirajara Silva Petry, Eduardo Ghisolfi, Kleber Cardoso Crespo, Mônica Bujes Stumvoll e Renata Cortez, do DML.

Também participam pesquisadores nacionais e internacionais, delegados de polícia, juízes, promotores de Justiça e psiquiatras do Ministério Público, pediatras, psicólogos, assistentes sociais e do Centro de Referência em Atendimento Infanto-juvenil. 

Texto: Tainá Costa / estagiária

Edição: Angélica Coronel/ Ascom IGP

IGP-RS