Laboratório para análise de drogas é inaugurado em Santa Cruz do Sul

É o primeiro laboratório do IGP no interior do estado

Homem mexe em equipamento de laboratório,  com painel do IGP ao fundo
O laboratório vai permitir a entrega mais rápida de Laudos periciais - Foto: Cristian Dreyer/IGP

00:00:00/00:00:00

Confira a transcrição da matéria

Narração Crédito: Narração: Tábata Kolling/Estagiária ASCOM

Download
O IGP inaugurou hoje (29), o primeiro laboratório para análise das drogas brutas apreendidas no interior do Estado. Ele vai funcionar na sede da 10a Coordenadoria Regional de Perícias, em Santa Cruz do Sul.

Inicialmente, o laboratório processará apenas as apreensões enviadas pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), da Polícia Civil de Santa Cruz do Sul. A meta, porém, é processar de trezentas a quinhentas amostras por mês de toda a área da 10a CRP, que compreende 57 municípios.

A comprovação de que o produto é ilícito, por meio da análise das amostras, é fundamental para dar materialidade ao crime de tráfico de drogas. “A descentralização traz mais rapidez na resposta do IGP na entrega do Laudo pericial, e, consequentemente, no combate ao crime. Além disso, reduz os custos das demais vinculadas da segurança pública com o transporte do material”, afirma a diretora do Departamento de Perícias do Interior, Marguet Mittmann.

O laboratório é fruto de uma parceria entre o IGP e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que forneceu os equipamentos e materiais, avaliados em 30 mil reais dentro do programa Pacto pela Paz. Um perito criminal, um técnico em perícias e um estagiário ficarão responsáveis pelas amostras. Até então, todas as amostras eram processadas em Porto Alegre. O Departamento de Perícias Laboratoriais, responsável por essas perícias, analisou, em 2021, 55.444 amostras de drogas – a maioria de maconha e cocaína.