Instituto-Geral de Perícias forma novos servidores
Com a formatura, 44 servidores passam a atuar em diversas áreas do IGP
Publicação:

Vinte e um peritos criminais, nove peritos médicos-legistas e quatorze técnicos em perícias concluíram o Curso de Formação Profissional do IGP. A solenidade de formatura ocorreu nesta segunda-feira, 12, no auditório do Foro Central, em Porto Alegre.
A turma iniciou seus estudos no Instituto-Geral de Perícias entre junho e agosto de 2022. Sua trajetória conjunta, porém, iniciou bem antes, no concurso público realizado em 2017. Os chamamentos ocorreram conforme calendário divulgado pelo Governo do Estado em 2020, e estão concluídos, sem previsão de novas contratações. Desde então, outras cinco turmas já assumiram seus postos como peritos e técnicos. Até agora já ingressaram no quadro funcional do IGP 207 alunos chamados a partir desse concurso. Com aulas teóricas e práticas ministradas por servidores experientes do Instituto, o Curso de Formação soma 500 horas, e é promovido pela Divisão de Ensino.
Investimentos e pessoal - os formandos da turma atual irão para diversas cidades do Rio Grande do Sul: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. Com eles, o IGP passará a contar com a atuação de 816 profissionais em suas diversas atribuições. Com a formatura, o número de peritos criminais passa de 266 a 287, os médico-legistas, de 113 para 122, e os técnicos em perícias, de 215 para 229. Segundo a Diretora-Geral, Marguet Mittmann, destacou que, ao longo dos últimos quatro anos, o IGP recebeu mais de 45 milhões de reais em investimentos em novos equipamentos, viaturas e outros bens, além da entrega do Centro Regional de Excelência em Perícia Criminal, o Crepec. Ela também frisou que os formandos estão iniciando em um campo muito glamourizado nas séries e filmes, mas que tem um peso bem maior na realidade, o que não impede a existência de beleza no ofício: “Farão uso de ferramentas e equipamentos modernos, de conhecimentos científicos sólidos e robustos, e da sua melhor capacidade intelectual para descobrir os verdadeiros autores e coautores de tanta violência”, disse.
O Secretário da Segurança Pública do Estado, Vanius Cesar Santarosa, destacou a necessidade do comprometimento à atividade aliado à tecnologia e ao caráter público dos cargos dos formandos: “Atendam a comunidade como os senhores gostariam de ser atendidos. A pasta da Secretaria da Segurança Pública trabalha diretamente com pessoas, prestando serviços. [...] Honrem principalmente essa carteira funcional que vocês receberam, honrem esse símbolo que vocês carregam”, completou.
Também estavam presentes no evento o tenente coronel da Brigada Militar Ailton Pereira Azevedo, representando o Comandante-Geral da Brigada Militar; a Delegada de Polícia da Acadepol Clarissa de Oliveira Lopes Castilhos, representando o Chefe da Polícia Civil; o diretor da Academia de Bombeiros Militar do RS, Coronel Eduardo Estevam Camargo, representando o Comandante-Geral dos Bombeiros; o Assessor da Direção-Geral do Detran, Rafael Oliveira, representando o Diretor-Geral do Detran; a Corregedora-Geral e diretores de Departamentos do IGP.
Texto: Tábata Kolling/ estagiária
Edição: Angélica Coronel