IGP terá serviços inéditos na Copa América
Resultado do exame preliminar de drogas sai em minutos. Também serão identificados ingressos falsos
Publicação:

O Instituto-Geral de Perícias vai atuar em diferentes frentes durante a Copa América, que acontece em Porto Alegre de 14 de junho a 7 de julho. O posto do IGP vai oferecer serviços até então inéditos nos estádios gaúchos, como a identificação preliminar de drogas apreendidas. Os exames serão feitos dentro do estádio, no posto do IGP montado junto à 20a DP, dentro da Arena do Grêmio. O resultado inicial, que aponta a presença de maconha, cocaína, crack e LSD será divulgado em poucos minutos; já os testes para confirmação definitiva serão feitos nos laboratórios do IGP. Também poderão ser identificados ingressos falsificados.
No estádio também ficarão uma equipe de plantão para atendimento a locais de crime (um perito, um papiloscopista e um fotógrafo) e um especialista em explosões. Ao todo, 31 servidores participam do esquema de segurança da competição.
Desastres – um grupo especializado em atendimento a desastres de massa está sendo reativado para a Copa América. Trata-se do DVI, sigla em inglês para Disaster Victims Identification. A equipe, treinada de acordo com os parâmetros da Interpol, iniciou o treinamento para a Copa do Mundo de 2014. O grupo multidisciplinar é composto por médicos legistas, odontolegistas, papiloscopistas, peritos de local de crime, peritos engenheiros, psicólogos, técnicos e auxiliares em perícia. Eles estarão de prontidão caso aconteça alguma ocorrência.