Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP terá serviços inéditos na Copa América

Resultado do exame preliminar de drogas sai em minutos. Também serão identificados ingressos falsos

Publicação:

Perita realizando análise preliminar de droga apreendida
Perita realizando análise preliminar de droga apreendida - Foto: Ascom IGP
Por Ascom/IGP

         O Instituto-Geral de Perícias vai atuar em diferentes frentes durante a Copa América, que acontece em Porto Alegre de 14 de junho a 7 de julho. O posto do IGP vai oferecer serviços até então inéditos nos estádios gaúchos, como a identificação preliminar de drogas apreendidas. Os exames serão feitos dentro do estádio, no posto do IGP montado junto à 20a DP, dentro da Arena do Grêmio.  O resultado inicial, que aponta a presença de maconha, cocaína, crack e LSD será divulgado em poucos minutos; já os testes para confirmação definitiva serão feitos nos laboratórios do IGP. Também poderão ser identificados ingressos falsificados. 

        No estádio também ficarão uma equipe de plantão para atendimento a locais de crime (um perito, um papiloscopista e um fotógrafo) e um especialista em explosões. Ao todo, 31 servidores participam do esquema de segurança da competição.

Desastres – um grupo especializado em atendimento a desastres de massa está sendo reativado para a Copa América. Trata-se do DVI, sigla em inglês para Disaster Victims Identification. A equipe, treinada de acordo com os parâmetros da Interpol, iniciou o treinamento para a Copa do Mundo de 2014. O grupo multidisciplinar é composto por médicos legistas, odontolegistas, papiloscopistas, peritos de local de crime, peritos engenheiros, psicólogos, técnicos e auxiliares em perícia. Eles estarão de prontidão caso aconteça alguma ocorrência.

IGP-RS