IGP participa do combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes no Estado

Frente Parlamentar lançada hoje prevê a utilização de banco de dados do IGP para reconhecimento facial

sitefim
Diretora do IGP, Heloisa Kuser (centro)

O Instituto Geral de Perícias poderá ajudar a solucionar os casos de crianças e adolescentes desaparecidos no Rio Grande do Sul. Uma frente parlamentar, lançada hoje (6) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, prevê a criação de um banco de dados de reconhecimento facial, utilizando as imagens coletadas pelo Departamento de Identificação do IGP no momento da confecção das carteiras de identidade. Segundo dados apresentados no evento, cerca de 15 crianças desaparecem por dia no Estado.

Pelo projeto, a identificação dos desaparecidos poderá ser feita através de um software, que interligará os dados do Departamento de Identificação do IGP às centenas de câmeras de vigilância que existem no Estado. Assim, quando uma ocorrência de desaparecimento for registrada na Polícia Civil, as câmeras passarão a buscar os desaparecidos, tendo como base o cadastro do Instituto. Hoje, o IGP possui oito milhões e quatrocentos mil imagens de cidadãos no Rio Grande do Sul. A diretora do IGP, Heloisa Kuser, ressaltou a vontade do órgão em colaborar. “O Banco de Dados está à disposição para auxiliar neste trabalho tão importante para a sociedade”, disse. Também ressaltou a importância da confecção da carteira. “É muito importante que os pais façam a carteira de identidade das crianças e atualizem a foto à medida que elas forem se desenvolvendo, para que o banco de dados esteja em condições de colaborar” finalizou.

O presidente da Frente parlamentar é o deputado Luciano Zucco (PSL).

DICAS – no lançamento da Frente Parlamentar foram distribuídas cartilhas, com dicas para prevenir o desaparecimento de crianças:

• Ensine a seu filho o nome completo do pai, mãe e do responsável;

• Oriente a não conversar com estranhos, não aceitar doces, balas e brinquedos e não pegar carona;

• Conheça os hábitos do seu filho, converse sobre amigos virtuais e reais;

• Conheça as pessoas que convivem com seu filho;

• Participe dos eventos que envolvam seu filho na escola, festas e aniversários;

• Fique de olho em seu filho quando brincar na rua.