IGP participa de conferência de ciência forense na Arábia Saudita
Publicação:

O perito criminal Gustavo Lucena Kortmann, diretor Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), está representando o IGP-RS em evento técnico na Arábia Saudita. A 6° Conferência Internacional da Sociedade Árabe para as Ciências Forenses e Medicina Forense ocorre de 05 a 07 de dezembro na Universidade Árabe de Naif para Ciências da Segurança, cidade de Riyadh, capital Saudita.
O trabalho denominado "Processing the sexual assault backlog from a Brazilian forensic genetics laboratory using automation" foi apresentado pelo diretor Gustavo nesta quarta-feira (6/12). Na apresentação do estudo, o diretor do DPL mostrou como o IGP tem trabalhado com um fluxo paralelo de processamento de vestígios sexuais represados, com auxílio de automação para abastecimento do Banco de Perfis Genéticos do Rio Grande do Sul (BPG-RS).
O processamento das amostras, hoje liderado pela perita criminal Ana Paula Magalhães Leboute, também do DPL, tem auxiliado a Divisão de Genética Forense a ampliar o número de vestígios sexuais no BPG-RS e, consequentemente, aumentado o número de matches entre os vestígios sexuais e com amostras genéticas de condenados enquadrados no Art. 9° - da Lei de Execução Penal.

Gustavo, que também fez parte do comitê científico do evento, reforçou a importância de apresentar a expertise da perícia gaúcha em eventos científicos. "Eles pretendem reproduzir nosso modelo de processamento de vestígios sexuais e estão adquirindo o mesmo equipamento. Tive a oportunidade de conhecer um dos laboratórios mais bem equipados e montados do mundo. Há um investimento massivo no aparelhamento de todas as áreas das ciências forenses na Arábia Saudita. Eventos como esses permitem uma troca de experiências técnicas muito grande e discussão de protocolos e realidades muito diferentes. Esse conhecimento agrega na qualidade do trabalho científico, que é uma área que necessita de constante investimento pela evolução tecnológica", pontua.
Texto: Ascom IGP