Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP na luta pelo fim da violência contra as mulheres

Ações marcam atuação nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência

Publicação:

Iniciativa visa incentivar a busca por ajuda em casos de abuso
Iniciativa visa incentivar a busca por ajuda em casos de abuso - Foto: Ascom/IGP
Por Ascom/IGP

A quarta-feira (25) foi marcada por atividades que procuram conscientizar sobre os "16 Dias de Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". A data, celebrada mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), marca o início de uma série de mobilizações, que se estenderão até dezembro.

Em Porto Alegre, viaturas de todas as vinculadas da Segurança Pública foram estacionadas no largo Glênio Peres. A Seção Psicossocial do IGP orientou mulheres sobre os serviços prestados pelo IGP.  Além das ações comemorativas ao período de luta, o IGP é parceiro ativo da Segurança Pública no combate à violência de gênero.  A verificação de violência sexual e de violência doméstica (lesão corporal) são feitas nos Postos Médico-Legais do IGP em todo o Estado. Em outubro de 2020, o Departamento Médico-Legal, em Porto Alegre, atendeu 390 ocorrências deste tipo. Além disso, a Seção Psicossocial - formada por assistentes sociais e psicólogos - faz o acolhimento das mulheres e o encaminhamento para outros órgãos, responsáveis pelo prosseguimento da denúncia e proteção das vítimas e familiares. Existe ainda a Sala Lilás, um espaço reservado e destinado exclusivamente para a permanência das mulheres enquanto esperam por atendimento.

AÇÃO CONJUNTA- O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criado por meio do Decreto nº 55.430/2020, tem como objetivo central fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas, tendo como premissa a atuação integrada. Coordenado pelo Programa Estruturante e Transversal RS Seguro, reúne o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de sete secretarias de Estado.  Além do IGP, participam do Comitê Interinstitucional a Polícia Civil, Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do Estado, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS (SJCDH), entre outros órgãos. 

IGP-RS