Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP inicia formação de 70 novos servidores

Divididas em três módulos, aulas devem durar três meses. Uma disciplina será presencial e o restante, on-line

Publicação:

Governador, Vice Governador e Diretora-Geral do IGP (em sentido horário) fizeram a solenidade de abertura
Governador, Vice Governador e Diretora-Geral do IGP (em sentido horário) fizeram a solenidade de abertura - Foto: Ascom/IGP
Por Ascom IGP

         A primeira aula do curso de formação dos 70 novos servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi realizada na manhã desta segunda-feira (3/8), em uma plataforma on-line. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário de Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram da solenidade virtual de abertura.

         “É mais do que uma vaga de emprego, é uma escolha por servir a sociedade. Sabemos que nem sempre com as melhores condições, mas lutamos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos gaúchos, e isso se faz com Segurança Pública. Nisso, a perícia é estratégica”, declarou o governador. Leite também salientou o cronograma de reposição programada das vagas, o que dá previsibilidade aos gestores no manejo dos recursos humanos das instituições, evitando a ampliação de defasagens.

          O vice-governador deu as boas-vindas aos novos servidores e reforçou o propósito de integração entre as forças de segurança. "Atingimos os menores indicadores criminais dos últimos 10 anos. São evidências científicas que mostram que estamos no caminho certo”, disse Ranolfo, que também salientou a importância do chamamento dos novos servidores de forma escalonada. "O cronograma de chamamento, divulgado em novembro do ano passado, nos propicia uma reposição planejada, porque sabemos que até 2022 teremos o ingresso de mais de 4,7 mil operadores da Segurança Pública do nosso Estado”, completou.

Diretor-Geral do Gabinete do Vice-Governador e Diretora-Geral durante a aula inaugural
Diretor-Geral do Gabinete do Vice-Governador e Diretora-Geral durante a aula inaugural - Foto: Ascom/IGP
Aula Inaugural - a aula inaugural foi ministrada pelo diretor-geral do Gabinete do Vice-Governador, delegado Antônio Carlos Padilha. Ele apresentou o Programa RS Seguro, que prioriza o combate à criminalidade em municípios que concentram metade da população gaúcha e que acumularam, nos últimos 10 anos, a maioria das mortes violentas, roubos de veículos e a pedestres no Estado. O grupo, que inicialmente reunia 18 cidades, foi ampliado para 23 no mês passado. 

Conforme Padilha, a aquisição do Indexador Balístico, equipamento que possibilitará a criação de um banco de dados das armas de fogo, vai qualificar muito o trabalho pericial de confronto balístico. O delegado também citou os treinamentos ministrados por peritos criminais aos policiais militares e civis sobre isolamento de local de crime como ponto positivo da participação nas ações do RS Seguro. “O treinamento dado pelo IGP tem trazido resultados cada vez melhores. Em novembro ou dezembro, alguns de vocês, que estão entrando agora, já estarão participando das reuniões do RS Seguro”, afirmou.

Diretores falaram sobre funções e divisões dos Departamentos
Diretores falaram sobre funções e divisões dos Departamentos - Foto: Ascom/IGP

A diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser, apresentou o organograma da instituição e falou sobre o que espera dos profissionais. “Vocês receberão informações muito especiais. Conhecerão o que nos orgulha e nos fascina. Em troca, cobraremos comprometimento, dedicação e espírito de equipe". Ainda durante a manhã, foi apresentado o regulamento do curso, bem como o conteúdo programático das aulas. Os diretores de departamentos, a supervisora técnica e o corregedor-geral também detalharam as funções de cada área da instituição.

Setenta profissionais iniciaram o curso de formação: 21 peritos médicos-legistas, 21 peritos criminais e 28 técnico em perícias. As aulas são divididas em três módulos: básico, intermediário e prático. Como parte dos protocolos adotados para prevenção à Covid-19, apenas a disciplina de Manejo de Armas de Fogo será presencial. O restante será ministrado em plataforma online. Ao fim do módulo básico, os aprovados no curso já estarão aptos a iniciar as atividades nos Postos Médico-Legal e de Criminalística de Porto Alegre e do Interior.

IGP-RS