Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP forma última turma e aumenta quadro de servidores

Efetivo de peritos e técnicos cresceu 27% em três anos

Publicação:

Dir Adjunto Maiquel Santos entrega certificado para perito, observado pelos formandos e dir do Dept Criminalística Sheila Wendt
Diretor-Geral Adjunto Maiquel Santos entrega certificado para perito - Foto: Tábata Kolling/ estagiária
Por Ascom/ IGP

O IGP formou hoje mais três servidores, que concluíram o Curso de Formação Profissional. São dois peritos criminais e um perito médico-legista. No último dia 3, oito servidores já haviam concluído o curso: quatro peritos criminais, três médicos-legistas e uma técnica em perícias.

Corregedor Rodrigo, Corregedora Tathiana Suarez, perito , diretor Maiquel, perita Ellen, perito Ramiro, dir Sheila Wendt, Supervisora Fernanda Jardim e diretor Gustavo Kortmann
Com o formatura da última turma, são 141 novos peritos e técnicos no quadro do IGP
Esta é a última turma de aprovados no concurso realizado em 2017 a ingressar na instituição. Os chamamentos do concurso foram autorizados em março de 2020, pelo governador Eduardo Leite. O processo de chamamento foi interrompido em agosto de 2019, após apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, e retomado em 21 de novembro do mesmo ano.

A previsão inicial, de chamar 170 novos servidores, foi ultrapassada. Em três anos, foram 328 nomeações, e 207 nomeados permanecem nos cargos. Mesmo com aposentadorias e exonerações, houve aumento real do número de servidores nos três cargos do concurso, que passou de 507 para 648, um acréscimo de 141 profissionais (confira quadro abaixo). O quadro de servidores de carreira do IGP aumentou de 704 para 821 - sem contar os administrativos.

Tres pessoas agachadas com macacao branco com mancha de sangue no chao
Aula sobre manchas de sangue faz parte do currículo dos novos peritos - Foto: Divulgação/IGP
Todos os servidores passaram pelo Curso de Formação Profissional, organizado pela Divisão de Ensino do IGP. Cada turma recebe cerca de 500 horas de curso, nos módulos Básico, Teórico e Prático, ministrados por servidores e aposentados. Entre os conteúdos, estão aulas sobre balística forense, manchas de sangue, local de crime, genética e medicina legal. A nota obtida na classificação final é o critério utilizado para determinar o local de lotação do servidor. Os mais bem colocados no concurso e no curso podem escolher a Coordenadoria Regional e o município onde assumirão as funções.

Na formatura, o Diretor-geral Adjunto do IGP, Maiquel Santos, deu as boas vindas aos novos colegas. “Se puder dar um conselho, diria que nunca parem de buscar conhecimento. Aproveitem a experiência dos colegas mais antigos. Em contrapartida, gostaria que vocês doassem a sua energia para oxigenar a nossa instituição. Precisamos de vocês para um processo de contínua renovação do IGP”, desejou.

O concurso para o cargo de papiloscopista já foi autorizado. Serão 40 vagas de nível superior. Ainda não há data prevista para o lançamento do edital.

Cargo

Efetivo em março/2020

Efetivo em março/2023

Perito criminal

254

291

Perito médico-legista

92

128

Técnico em perícias

161

229

Fonte: Divisão de Pessoal/IGP

IGP-RS