Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP divulga balanço de atividades de 2019

Trabalho ao longo do ano trouxe várias melhorias

Publicação:

O IGP deseja a todos Feliz Ano Novo
O IGP deseja a todos Feliz Ano Novo

O ano de 2019 foi marcado por várias melhorias no Instituto-Geral de Perícias. Confira:

Melhorias no Serviço à População


Estoque de veículos à espera de perícia cai 60% em um ano

O volume de veículos que aguardam por perícia do IGP na região Metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos, Serra, Litoral e região de Passo Fundo diminuiu 60% em 12 meses.

Mais de 4 mil presos tem perfil genético coletado pelo IGP

Servidores do IGP coletam material genético de apenados
Servidores do IGP coletam material genético de apenados - Foto: Divulgação Susepe/RS

O IGPRS bateu a meta de coleta e inserção de perfis genéticos de condenados que cumprem pena no sistema penitenciário gaúcho. A previsão para o biênio 2018/2019, acertada com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, era de armazenar os dados de 3000 condenados. A meta foi amplamente superada, com a coleta de 4292 amostras – 43% a mais do que o previsto. As amostras podem ajudar a identificar a participação em outros delitos.

Estoque de perícias de balística cai quase 80 por cento

O estoque de perícias para identificação de armas de fogo no Departamento de Criminalística do IGP caiu 78% nos últimos dez meses. As principais razões para a diminuição do estoque são o gerenciamento das cargas de trabalho, o que repercutiu na produtividade dos peritos, e o aporte prioritário de horas-extras para a esta função. A redução do tempo de realização das perícias é uma das metas do RS Seguro, programa transversal de governo que envolve ações na Segurança Pública.

Santa Maria zera estoque de perícias

O Posto de Criminalística de Santa Maria zerou o estoque de perícias criminais que não são realizadas em regime de pronto atendimento no local de crime. Com os resultados, o Posto de Criminalística vai realizar também atendimentos que anteriormente só eram executados no Departamento de Criminalística do IGP, em Porto Alegre, como a Reprodução Simulada dos Fatos (RSF).

Região de Santa Maria passa a coletar DNA de suspeitos

A inclusão da coleta de material genético em locais de assaltos ou roubos a banco está aprimorando os Laudos elaborados pelo IGP nesse tipo de crime. Além do levantamento de impressões digitais, feito pelos papiloscopistas, todo o material deixado pelos criminosos também passa por análise para a extração de DNA. Os resultados integram um banco de dados, que armazena o perfil genético do envolvido e identifica a sua autoria. Os dados também pode ser comparados com amostras coletadas em outras situações.

Mutirões confeccionam carteiras de identidade gratuitas

Neste ano já foram realizadas atividades em Ibirubá, São Sepé, Antônio Prado, Santana do Livramento e Pelotas, somando mais de trezentas carteiras emitidas.

IGP reduz tempo para emissão de Laudos no interior

 Tempo de perícias foi reduzido em duas regionais do Estado
Tempo de perícias foi reduzido em duas regionais do Estado - Foto: Ascom/IGP

Tempo de perícias foi reduzido em duas regionais do Estado
As Coordenadorias Regionais de Passo Fundo e Santana do Livramento estão conseguindo emitir Laudos periciais em menos tempo. Na 4° Coordenadoria Regional de Passo Fundo, que abrange 130 municípios, o número de Laudos pendentes caiu de 71 para 21 de junho para novembro. Na 7° CRP, que atinge municípios entre Bagé e Uruguaiana, , a redução aconteceu graças ao acréscimo de servidores.

Descentralização do CRAI diminui espera na capital

O Centro de Referência de Atendimento Infantojuvenil de vítimas de violência sexual se expandiu, para agilizar e humanizar o atendimento em locais distantes. Peritos psíquicos começaram a atender pacientes em oito cidades: Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Pelotas, Osório, Santana do Livramento, Santa Rosa e Santa Maria.

Participação em Operações Integradas de Segurança Pública.

Servidores do IGP participaram de Operações de combate a Pedofilia, Desmanche de veículos e Identificação de veículos e de pessoas em abordagens. A participação do IGP agiliza a prisão em flagrante no combate ao crime.

Força Tarefa do Departamento de Identificação

Foram confeccionadas 80 Carteiras de Identidade para apenados da Penitenciária Estadual do Jacuí em parceria com a Susepe.

Força Tarefa na Regional de Santo Ângelo

Uma Força Tarefa realizada pelos Peritos Criminais do Departamento de Criminalística de Santo Ângelo reduziu em aproximadamente 90% o número de veículos em espera.

Melhorias físicas

Novo prédio do IGP está quase concluído

Imagem da obra em Dezembro.
Imagem da obra em Dezembro.

96% das obras do Crepec – Centro de Referência em Perícias estão concluídas.

IGP tem nova sede em Novo Hamburgo

Uma nova Sede para confecção de Carteiras de Identidade foi aberta no município de Novo Hamburgo, responsável pela de manda de 12 municípios da região, qualificando o atendimento ao cidadão.

Concluída a reforma no PML de Santa Cruz

A reforma no Posto Médico-Legal de Santa Cruz está finalizada. As melhorias no prédio incluem novas instalações elétrica e hidráulica, a construção de um abrigo no local onde os carros descarregam os corpos e adequações na cozinha da unidade. As reformas iniciaram dia 18 de maio e foram concluídas no dia 12/7.

Abertura de novos Postos Avançados de Criminalística

Desde janeiro de 2019 três novos Postos de Criminalística foram inaugurados (em Bagé, Uruguaiana e Erechim), contando com profissionais qualificados para o atendimento de solicitações de Perícias em Locais de Crime, bem como para atendimento de diversos outros tipos de perícias.

Novo prédio para arquivo do Departamento de Identificação.

Projetos e Inovações


IGP implanta novo modelo de carteira de identidade

O novo modelo foi lançado em 1º de março. O IGP foi um dos únicos Estados do país a cumprir o prazo determinado pelo Decreto Federal 9278/18.

IGP lança solicitação de carteira de identidade pela internet

A Carteira de Identidade Expressa On Line é uma reimpressão da última carteira com as mesmas informações (foto, assinatura, impressão digital e dados pessoais) do documento anterior. Quem emitiu a 2a via da carteira no modelo novo e precisar de uma nova via poderá solicitar o serviço sem sair de casa, através do site do IGP (www.igp.rs.gov.br/servicos).

IGP tem nova identidade visual

Desde Janeiro de 2019 o IGP conta com um Manual de Identidade Visual (MIV) destinado a padronizar a comunicação visual da instituição.

Consulta a perícia em veículos pode ser feita on line

A Consulta a Perícia em Veículos permite ao proprietário acompanhar o andamento das perícias dos veículos que estão nos depósitos, sob custódia do Estado- em casos como roubo ou outros sinistros.

Uruguaiana inicia trabalho pericial inovador no interior do Estado

Com a chegada de novos servidores, os Peritos de Uruguaiana executam Perícia em sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento de veículo automotor, inédita no interior do Estado.

IGP realiza atendimento inédito na Copa América

Posto montado pelo IGP na Arena do Grêmio realizou testes preliminares em drogas como maconha e cocaína e analisou ingressos para verificar autenticidade.

Projeto do IGP leva flores e música a vítimas de violência

 Solange (nome fictício) recebe as flores
Solange (nome fictício) recebe as flores

Servidores do DML, em parceria com a BM, visitaram mulheres atendidas pela patrulha Maria da Penha. A ideia é acolher as vítimas de violência, usando um símbolo universal de afeto: rosas e camélias perfumadas, doadas por um casal de noivos.

Mais de cinco milhões para perícias da área ambiental

O Instituto-Geral de Perícias vai receber mais de 5 milhões e 800 mil reais para implantar um laboratório destinado a perícias na área ambiental. O projeto Produção da prova técnica nos crimes de poluição ambiental pelo órgão de perícia criminal oficial foi um dos selecionados em um edital do Ministério da Justiça e Direitos Humanos. O valor será investido na compra de equipamentos para análises de amostras de poluentes, como metais pesados e agrotóxicos, para a caracterização de crimes ambientais.

Novas técnicas auxiliam a identificação de cadáveres

O uso de um software de edição de imagens auxiliou os papiloscopistas do IGP a identificar um cadáver, encontrado na cidade de Ijuí.

Equoterapia ajuda a realizar perícias

Técnica pelo Centro de Referência em Atendimento Infantil do IGP tem bons resultados em casos mais graves.A técnica inovadora começou há dois anos, com criança que testemunhou um crime violento. Poucos Estados realizam perícia psíquica oficial específica. O IGP é pioneiro nesse tipo de atendimento (com equoterapia).

IGP participa do combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes no Estado

O Instituto Geral de Perícias poderá ajudar a solucionar os casos de crianças e adolescentes desaparecidos no Rio Grande do Sul. Uma frente parlamentar, lançada na Assembleia Legislativa, prevê a criação de um banco de dados de reconhecimento facial, utilizando as imagens coletadas pelo Departamento de Identificação do IGP no momento da confecção das carteiras de identidade. Pelo projeto, a identificação dos desaparecidos poderá ser feita através de um software, que interligará os dados do Departamento de Identificação do IGP às centenas de câmeras de vigilância que existem no Estado. Assim, quando uma ocorrência de desaparecimento for registrada na Polícia Civil, as câmeras passarão a buscar os desaparecidos, tendo como base o cadastro do Instituto.

Brinquedoteca e Sala Lilás confortam mulheres e crianças

Serviços do DML fazem parte de projeto destinado ao acolhimento das vítimas. O cuidado com os públicos que são atendidos no DML não se resume às crianças. Mulheres vítimas de violência sexual ou física também recebem atendimento humanizado na Sala Lilás.

Dados sobre Local de Crime ajudam a compreender suicídios

Levantamento feito pelo IGP reúne dados que ajudam profissionais da segurança pública a prevenir o suicídio. A experiência com esse tipo de entendimento pode auxiliar o trabalho da segurança pública e até na implantação de ações preventivas. Uma delas é a elaboração de uma cartilha que traz orientações para os diversos agentes que tratam dessa questão. O trabalho faz parte do Comitê Gaúcho de Prevenção ao Suicídio, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, do qual o IGP faz parte.

IGP é referência para outros Estados

Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará visitou as instalações do Departamento de Identificação, para obter informações sobre como agilizar a emissão de carteiras de identidade. O IGP também está auxiliando a Paraíba na identificação de um corpo. As instalações do Instituto de Polícia Científica daquele Estado estão em reforma, o que interrompeu as atividades do laboratório de Análise em DNA. As amostras vieram pelo correio e já estão sendo periciadas.

Novos equipamentos para processar vestígios de crimes sexuais

No valor de 2,5 milhões os dois equipamentos recebidos são resultado de uma parceria com a SENASP/Ministério da Justiça, para o IGP processar os vestígios de crimes sexuais da região Sul do Brasil, com meta de 5.500 vestígios até 2022.

Perícias em Destaque


Droga sintética que causou morte de jovem é identificada pelo IGP

Substância desconhecida levou peritos a criarem método de identificação. Os peritos do IGP usaram amostras no formato de selos ou comprimidos, encaminhadas em outras ocorrências pela Polícia Civil. Utilizando cinco diferentes técnicas analíticas, indicadas pela Agência Antidrogas da ONU (UNODC), os peritos foram cruzando informações, até chegar à composição exata da misteriosa droga.

IGP ajuda a identificar "maníaco do ácido"

 Perito do IGP recolhe equipamento em escritório do suspeito
Perito do IGP recolhe equipamento em escritório do suspeito em - Foto: Ascom/IGP

A identificação do suspeito de ser o chamado “maníaco do ácido” - que atacou cinco pessoas vítimas com ácido sulfúrico em Porto Alegre, em junho deste ano- contou com a colaboração das perícias feitas pelo IGP. A análise de um dos carros usados pelo suspeito constatou que a placa teve o lacre rompido e que foram usados parafusos diferentes do padrão. A perícia das câmeras de segurança de locais por onde ele passou possibilitou identificar o ano e o modelo. Já o Departamento de Perícias Laboratoriais identificou o agente químico (ácido sulfúrico) usado para cometer os ataques.

IGP atua na identificação de homem encontrado no mar em São Paulo

Análise do DNA dos familiares de surfista gaúcho foi realizada no Laboratório de Genética Forense A identificação foi possível graças ao trabalho conjunto do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Estado do Rio Grande do Sul e da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

IGP aplica nova técnica para remoção de corpos

Peritas do IGP aplicaram, pela primeira vez em um local de crime no Estado, uma técnica especial no momento da remoção de uma ossada, o que permite obter mais informações sobre como se deu o óbito e como o cadáver foi depositado. O Protocolo utilizado permite ainda recuperar vestes e outros objetos que não tenham se decomposto, o que não é possível quando são utilizados objetos maiores para remoção.

Ações Institucionais

Aniversário do IGP

Evento realizado no Palácio Piratini resgatou a memória da Perícia no Estado, obtendo grande divulgação do trabalho da Instituição.

Criação Fala IGP!

Boletim Interno, com propósito de valorizar as ações dos servidores e promover a troca de informações. Também foi criado um Boletim Interno, para circulação de informações de caráter mais oficial.

Qualificação de servidores


Peritos do IGP participam de treinamento com agentes do FBI

Dois peritos da Divisão de Engenharia Legal do IGP participaram de um treinamento com uma das principais polícias técnicas do mundo. O curso foi dado por quatro agentes do FBI (Federal Bureau of Investigation), e abordou exame de locais pós explosão e como atuar em locais de desastres de massa.

Servidora do IGP recebe medalha da Defesa Civil por atuação em tragédia

A perita criminal Cristina Barbieri, Supervisora Técnica do IGP, recebeu a medalha da Defesa Civil entregue pelo governador Eduardo Leite, e que representa os bons serviços prestados à população gaúcha. A Medalha da Defesa Civil foi entregue aos agentes públicos que atuaram na tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho/MG, em janeiro deste ano.

Peritos do IGP participam da INTERFORENSIC - maior evento de ciências forenses da América Latina

Ao todo, 17 peritos e técnicos estiveram em São Paulo, apresentando pôsteres, participando como ouvintes ou palestrantes.

IGP-RS